Menu
Gastronomia

Restaurante peruano é reconhecido como o melhor do mundo; A Casa do Porco ocupa o 12º lugar

A premiação é baseada na avaliação de um júri anônimo e é considerada uma das principais honrarias da cozinha

Redação Jornal de Brasília

21/06/2023 8h33

Foto: Divulgação

Em uma emocionante cerimônia realizada em Valencia, Espanha, nesta terça-feira (20), o restaurante Central, localizado em Lima, Peru, foi coroado como o melhor do mundo em 2023 pelo prestigioso prêmio 50 Best Restaurants, conhecido como o “Oscar da gastronomia”. O Central também recebeu o título de melhor restaurante da América do Sul, superando o renomado estabelecimento espanhol Disfrutar.

A Casa do Porco, de Jefferson e Janaina Rueda, foi o melhor colocado entre os brasileiros, alcançando o 12º lugar.

“É um orgulho ver qualquer um dos restaurantes latino-americanos sendo o número um, porque traz a nossa história, a história da América Latina como um todo, preservando a ancestralidade dos nossos costumes. Eu acho que o Central representou muito bem pelo fato dele pesquisar muito essa ancestralidade e a preservação dessa cultura. Então eu me alegrei bastante, estou bem feliz, porque é importante”, disse Janaina Rueda a Nossa. “É importante a gente ter essa preservação e esse olhar, né? Esse olhar pro futuro, que é a cozinha do latino-americano, é o futuro do mundo”

A queda de posições entre os brasileiros era esperada, uma vez que entre os 100 melhores, na lista divulgada previamente, somente dois, Oteque e Lasai, seguiram na lista de destaques neste ano, dois a menos que em 2022.

A premiação é baseada na avaliação de um júri anônimo e é considerada uma das principais honrarias da cozinha, ao lado do Michelin, como conta Rafael Tonon em sua coluna desta terça.

Veja o top 10 abaixo

  1. Central, Lima, Peru
  2. Disfrutar, Barcelona, Espanha
  3. DiverXO, Madri, Espanha
  4. Asador Etxebarri, País Basco, Espanha
  5. Alchemist, Copenhagen, Dinamarca
  6. Maido, Lima, Peru
  7. Lido 84, Gardone Riviera, Itália
  8. Atomix, Nova York, Estados Unidos
  9. Quintonil, Cidade do México, México
  10. Table by Bruno Verjus, Paris, França

O casal Virgilio Martínez e Pía León celebra as paisagens e tradições do Peru. Eles colocam no prato o litoral, os Andes e a Amazônia.

Isso só é possível pelos estudos e expedições realizados pelo instituto de pesquisa Mater, que é responsabilidade de Malena, irmã de Virgilio.

Quando chegam ao restaurante, os fregueses atravessam uma horta onde vivem 100 espécies de plantas. Esse cartão de visitas sugere a ideia de sustentabilidade, que se estende à reciclagem e compostagem.

Número 1 latino

“Ser cozinheiro está intimamente ligado à ancestralidade, à compreensão da comida e da responsabilidade de tratar bem os insumos para alimentar o mundo”, acredita o chef, que protagoniza um dos principais episódios da série Chefs Table, da Netflix.

Na lista desde 2013, o casal ainda comanda o restaurante Mil, nos Andes, e Maz, em Tóquio. Em voo solo, Pía Léon, eleita Melhor Chef Mulher do Mundo em 2021, ainda encabeça os trabalhos no moderno restaurante Kjolle, também em Lima, que avançou nada menos do que 40 posições no ranking mundial frente à edição de 2022, ficando em 28° lugar.

Mais América Latina

A vitória do restaurante peruano encabeça um ótimo momento para a América do Sul na lista, com nove restaurantes entre os 50 melhores e duas novidades, outro peruano Kjolle, (No.28) e El Chato, em Bogotá, Colômbia.

Entre os 50 melhores restaurantes do mundo ainda figuram os latino-americanos Don Julio, que ficou na 19ª posição, Leo, que passou da 48ª para 43ª posição frente à edição de 2022 e o limenho Mayta, que conquistou o 47° lugar.

Consagrado internacionalmente pelas parrillas, o argentino Do Julio, comandado pelo sommelier Pablo Rivero e o chef Guido Tassi, se destaca pela adega com mais de 14 mil rótulos locais e pelo trabalho com pecuária regenerativa.

À frente do Mata, o chef Jaime Pesaque foca seu trabalho na diversidade peruana, com especial atenção à sustentabilidade e à pesquisa de ingredientes ancestrais na fértil região do deserto Inca.

Já Leonor Espinosa, aclamada Melhor Chef Mulher do mundo no The World’s 50 Best Restaurants de 2022, leva para seu restaurante Leo, em Bogotá, ingredientes colombianos pouco conhecidos com foco no apoio às tradições gastronômicas e comunidades locais.

Na lista estendida dos 100 melhores restaurantes do mundo ainda figura o equatoriano Numa, dos chefs Alejandro Chamorro e Pia Salazar – eleita Melhor.

Chef Confeiteira do Mundo em 2023, um ano após ganhar a mesma premiação na edição latino-americana, em 2022 -, que estreiam na 79ª posição do concorrido ranking com sua cozinha de ingredientes endêmicos.

O mexicano Alcalde, do chef Paco Ruano ficou em 54° lugar ao valer-se de bases clássicas para combinar ingredientes locais.

Como foi em 2022

No ano passado, o grande vencedor foi o dinamarquês Geranium, seguido do peruano Central, dos espanhóis Disfrutar e DiverXO, do mexicano Pujol, do outro espanhol Asador Extabarri, do brasileiro A Casa do Porco, do italiano Lido 84, do mexicano Quintonil e do italiano Le Calandre.

O Brasil teve bons destaques como o paulistano A Casa do Porco Bar, comandado pelo casal Jefferson e Janaína Rueda no centro da cidade, que conquistou a 17a colocação em 2021, subiu ainda mais e chegou ao 7° lugar e fiqurando no Top 10 mundial.

Outra brasileiro da lista foi o Oteque, do chef paranaense Alberto Landgraf. O restaurante, exaltado pela alta gastronomia com atmosfera carioca, entrou em 47° lugar na lista, avançando vinte posições em relação a 2021.

Brasil sediará prêmio latino

Foi anunciado no fim de maio que o 50 Best Restaurants da América Latina será realizado em 28 novembro na cidade do Rio de Janeiro. É a primeira vez que o principal prêmio de gastronomia do mundo acontece no Brasil e cidades como Lima, Buenos Aires, Bogotá e México já foram anfitriãs.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado