Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Prazeres do vinho

Vinho e Inverno o Mach perfeito!

Veja quais são os vinhos e comidas combinam mais com o frio

Por Dai Teixeira 09/07/2021 1h05
Vinho e Inverno o Mach perfeito!

Passado o mês dos namorados e ainda aproveitando o clima de romance, inverno e também das comidinhas das festas juninas. E, quando o assunto é gastronomia, um dos principais tópicos é qual vinho. No inverno, com a temperatura mais baixa, temos tendência a consumir pratos quentes mais gordurosos e encorpados, como: Fondues, massas, risotos e também não podemos deixar de lembrar o chocolate né? O que também define a escolha dos vinhos para acompanhar. Ou seja, com alteração do clima, mudamos também nossos hábitos, impactando nos vinhos que escolhemos para harmonizar com essa estação.

E se no clima quente gostamos de beber vinhos mais leves como espumantes e vinho branco, as baixas temperaturas propiciam a oportunidade ideal para desbravar as diversas variedades de vinho tinto. Aproveite esse período para degustar bebidas mais encorpadas, com textura e volume. Rótulos envelhecidos em carvalho que possuem sabor intenso e longo são ótimas opções. Para não errar já anote a dica: esse tipo de vinho harmoniza muito bem com alimentos quentes.

As uvas Malbec e Cabernet Sauvignon são as uvas preferidas para a estação, pois geralmente origina vinhos mais encorpados, ideal para acompanhar as comidas quentes de inverno. Porém, são uvas flexíveis e dão origem a diversos tipos de vinho. A uva Tannat, por sua vez, produz um vinho com mais taninos e acidez, que combina com comidas mais gordurosas.

Vinhos tintos de corpo médio e os encorpados são ótimos para o inverno, pois harmonizam com comidas mais pesadas. A presença de taninos neutraliza as gorduras dos alimentos que geralmente consumimos no inverno, tornando o paladar mais agradável.

O Vinho Toscanini Reserva Tannat fica ótimo com uma boa massa. É um vinho elegante, com corpo médio, macio e aveludado. Produzido no Uruguai em Paso Cuello. Mas, é importante ressaltar, que não existe um vinho específico para cada estação. Tudo depende do que você gosta. Se prefere vinho tinto ou branco, se gosta de tomar apenas uma taça para relaxar, se adora cozinhar e aprender novas harmonizações… Não há regras!

Vai convidar os amigos para um foundue ou uma noite especial de queijos e vinhos, com certeza o vinho Marcelo Pelleriti Reserva malbec do Valle de Urco será a melhor escolha. De cor vermelho profundo com flashes violetas. Seu aroma é complexo, possui notas de frutas vermelhas, com ameixas e especiarias. Na boca apresenta taninos redondos. É um vinho elegante e de boa persistência, sem contar que o winemarker do vinho é um dos mais renomados do mundo.

Os rosés não ficam de fora dessa estação! São vinhos mais leves e delicados, por isso muita gente acredita que deve ser tomado apenas no verão, o que não é verdade. Vinhos rosés podem facilmente harmonizar com um strogonoff de frango, com uma comida mais temperada e picante e até mesmo uma boa salada no inverno. Por que não?
E para quem ama um bom strogonoff de frango, o Vinho Alma joven Rosé é perfeito, um vinho de sabor equilibrado, é suave e fresco ao mesmo tempo. É feito com uva Cabernet na região Paso Cuello no Uruguai.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora, se você é daquelas pessoas que não fica sem uma sobremesa, escolha o 4 Estaciones Secret Late Harvest , ele harmoniza com sobremesas sumamente refrescante e gostoso, mais não enjoativo devido a sua excelente acidez. É um vinho de corpo leve, equilibrado e muito aromático.

Uma boa garrafa de vinho, um prato especial e aquele friozinho para dar o clima certo. O cenário é ideal para estar com a família e desfrutar de uma noite especial e divertida. Outra oportunidade imperdível é a de escolher uma das muitas opções de vinho para inverno e criar um momento a dois. Com certeza, essa é uma ocasião que merece um vinho especial da sua coleção.

Escolher um bom vinho para o inverno é uma tarefa simples, já que a grande maioria das variedades pode ser muito bem apreciada durante o período de baixas temperaturas. Explore rótulos diferentes, harmonize bebidas e receitas especiais para aproveitar a estação! E independente da sua escolha ser tinto, branco ou rosé, o que não pode faltar é um bom vinho. Qualquer momento pode ser um bom momento se soubermos como desfrutá-lo.

E, agora que você conhece um pouco mais das uvas e vinhos indicados para a estação mais fria do ano, esperamos que você possa aproveitar melhor seu inverno com nossas indicações!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE








Você pode gostar