Menu
Prazeres do vinho

Clima de vindima no Planalto Central

Nesta quinta-feira (19), acompanhamos a vindima para elaboração de vinhos finos da Fazenda Ercoara, e participamos da colheita das uvas

Dai Teixeira

20/08/2021 16h44

Clima de vindima do Planalto Central

Foto: Dai Nasteoli/Jornal de Brasília

E Agosto é tomado por um aroma especial… e ele é de uva! As frutas anunciam uma das épocas mais esperadas do ano aqui no planalto central, chamada vindima. Mas afinal, o que é essa tal de vindima? É o período em que as uvas são colhidas nos parreirais e o processo de produção de vinhos se inicia. Uma época celebrada mundo afora, onde os viticultores veem o resultado de todo um ano de trabalho.

E é nas condições climáticas do Planalto Central nos meses da seca (agosto e setembro, sem chuvas e com grande amplitude térmica entre dia/noite), que as uvas apresentam grande quantidade de açúcar, essencial para  provocar a fermentação e ser convertido em álcool do vinho.  Por conta desse clima, há um “cinturão de uvas Shiraz pelo DF”.

Quando falamos de uvas finas, nos referimos às vitis viníferas, aquelas usadas para elaborar o vinho fino seco, e ontem na fazenda Ercoara foram colhidas uvas ‘Shiraz’ para produção de um vinho tinto Reserva – Que é um vinho que irá passar um período de amadurecimento em barris de carvalho e envelhecimento na própria garrafa.

Fiquei realmente encantada por ter participado e testemunhado tudo que começou bem cedo por agricultores, amigos, sommeliers e também por ter sido a primeira vez que foi aberto ao público mediante reservas feitas pelo Instagram e WhatsApp, ou seja, para os apaixonados por vinhos que sempre quiseram se envolver e entender desse processo, foi uma oportunidade única e incrível.

Depois da colheita, foi oferecido um espumante brut brasileiro da Casa Verrone cultivado na serra da Mantiqueira em harmonia com um majestoso café da manhã com queijos, pães e doces artesanais, feitos com leite de ovelha e produtos da própria fazenda e parceiros locais.

Durante a apresentação e degustação do vinho rosè (primeiro filho) safra 2020 feito no método sangria. Tivemos um emocionante momento de demonstração da gratidão e reconhecimento de todos eles!

“A gente acredita muito que apesar de todo o nosso esforço, tudo que temos aqui é a providência divina, ela faz toda a diferença no nosso negocio e em nossas vidas, então gostamos de compartilhar isso e reconhecer que se não fosse à mão e a presença de Deus nesse lugar nós não estaríamos aqui hoje nesse evento, colhendo o fruto do nosso trabalho de pioneirismo, e de acreditar e trabalhar com paixão. E mesmo que nada disso tivesse sendo possível, ainda assim iriamos agradecer a Deus”. Erbert Correia Araujo – Médico Veterinário e Pastor de Ovelhas & Eric Correia Araújo – Servidor Público

“Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação.” Habacuque 3:17-18

“O projeto da fazenda Ercoara começou há 20 anos com os produtores de cordeiro de corte, e o projeto com a produção de vinho foi em 2017. Os principais pilares desse trabalho era ter um negocio que agregasse a família e que ela pudesse participar e compartilhar de tudo em conjunto.” Rodrigo Sucena – Administrador de empresas, vitivinicultor e sommelier

A expectativa para esse ano é de 12 a 13 toneladas de uvas, e ano que vem espero está lá para degustar o vinho em que participei do processo, a média será de 8.500 garrafas da colheita desse ano.

“O vinho da colheita do ano passado está quase finalizado, e falta muito pouco para estar disponível para degustação. Já o vinho rosè esta pronto, faltando somente à rotulagem. As uvas que foram colhidas ontem serão para produção de um vinho RESERVA tinto, fizemos a primeira colheita em 2020 e dessa colheita foi feito um vinho rosè ‘que foi degustado no evento’ 100% Syrah. E dessa colheita foi feito também um varietal de syrah, um vinho mais jovem que esta prestes a ser engarrafado e tem também um vinho reserva da safra de 2020 que estão em barricas e este só será lançado ano que vem.

A colheita que aconteceu ontem foi à terceira colheita da safra 2021 foi feito uma primeira colheita um pouco mais cedo há uns 15 dias atrás pra fazer o nosso rosè para que possa ser um vinho mais claro e com menos álcool. Fizemos a segunda colheita pra fazer o nosso syrah jovem.” Rodrigo Sucena – Administrador de empresas, vitivinicultor e sommelier.

Trabalho árduo sim, mas todo esse esforço deles é recompensado por essas maravilhas que eles produzem. E sim, vi que tudo ali tem a benção, a mão de Deus e muito amor. E que venham mais colheitas tão santificadas pra todos nós, assim como essas. Um brinde a todos e os meus parabéns a essa família incrível e aos trabalhadores da fazenda Ercoara.

Sobre a fazenda Ercoara

A Fazenda Ercoara possui um projeto que une ecoturismo, manejo de ovelhas e enogastronomia e está a 90km da rodoviária de Brasília, no município de Cristalina e 74km do balão da ESAF. Você percorrerá 68 km de asfalto e 6km de estrada de terra para chegar à fazenda.

O nome vem das duas primeiras letras do proprietário Erbert Correia de Araújo, que todo mundo chama de Bebeto.

A Ercoara é sócia da Vinícola Brasília, resultado da união de dez amigos amantes do vinho e agricultores da região que identificaram na vitivinicultura uma oportunidade promissora para ampliar negócios, gerar renda e emprego na localidade. A empresa é formada pelas empresas Miro Vinhos e Vinhedos Ltda., Ercoara Cordeiro e Vinho, Hartos Vitivinicultura, Vinícola Marchese, Omar Sena Vinhos e Vinhedos, Horus Vinhos e Vinhedos, Casa Vitor, Toscana do Cerrado, Vista Da Mata e Villa Triacca Eco Pousada e Vinhos.

Atualmente, a Ercoara tem vinhedos implantados e em produção da variedade Syrah e está implantando vinhedos das variedades Cabernet Franc, Marselan, Sauvignon Blanc e Viognier.

Serviço
Cordeiro & Vinho ERCOARA
Instagram:
@ercoara_cordeiroevinho
WhatsApp: (61) 99815-5650
E-mail: [email protected]
Endereço: Rodovia Br-251 Km 19, SN, Zona Rural, Cristalina/GO – CEP 73850-000

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado