Menu
Prazeres do vinho

O vinho aliado à atividade física – Quais os benefícios dessa parceria?

Os polifenóis, presentes no vinho, são poderosos antioxidantes com propriedades que neutralizam o desequilíbrio causado pelo exercício

Dai Teixeira

05/03/2021 12h34

Vinho e atividade física

Os exercícios físicos causam estresse oxidativo no organismo. E os polifenóis, presentes no vinho, são poderosos antioxidantes com propriedades que conseguem neutralizar esse desequilíbrio causado pelo exercício intenso. Segundo um estudo publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition, essa pode ser uma boa escolha para um pós-treino.

Sabemos que o consumo de um cálice diário de vinho protege o coração. Mas, nos últimos tempos o vinho também tem ganhado um espaço considerável na rotina dos atletas devido a sua capacidade de aumentar o pique.

A pesquisa foi administrada com uvas viníferas tintas, pois, “considerando que o vinho contém álcool e pode não ser uma opção para todos os consumidores devido a certas condições de doença, restrições religiosas ou idade, não foi considerado” explica o líder do estudo, porém, “O vinho pode ser uma boa opção por ser um produto obtido a partir de uvas e com uma importante fonte de compostos fenólicos”.

Mas para quem já estava pensando em levar uma tacinha para a academia, muita calma, é que a conclusão do estudo mostra que a quantidade necessária de polifenóis dificilmente pode ser conseguida através da dieta normal, a sugestão dos autores é a utilização de “produtos concentrados de polifenóis à base de uva”.

A Universidade do País Basco, que realizou a pesquisa, diz que apesar das evidências promissoras novos estudos terão que ser feitos para determinar concentração, dosagem e eventuais efeitos colaterais da técnica.

Enquanto isso alguns já se adiantaram e estão fazendo o experimento com “atletas”, é o caso da Penglai Wine International Marathon na China, a Napa Wine Country Marathon na Califórnia e Marathon du Médoc em Bordeaux, todas realizadas em regiões vitivinícolas e servem para os participantes durante a corrida.

Enquanto escrevia o artigo eu descobri o – Vinoxin®

“É o Vinho em cápsulas que auxilia na redução da pressão sanguínea, melhora o desempenho durante a prática de atividades físicas devido a sua ação vasodilatadora e ainda contribui para a regulação do colesterol sanguíneo.”

Um blend encontrado em cápsula ou sachê com polifenóis extraídos da casca da uva, feito para quem se exercita com frequência. Apresenta resultados diferentes de acordo com o horário que é ingerido: no pré-treino, é ideal para dar pique extra, já que promove a oxigenação muscular.

Porém, depois da academia ele garante a recuperação rápida do organismo, além de minimizar o desgaste celular que provoca o envelhecimento da pele, oferecendo uma série de benefícios à saúde por ser rico em antioxidantes, vitaminas e minerais. Além da cápsula, o Vinoxin® também é vendido na versão em pó, que deve ser misturado em um copo d’água e tem sabor que lembra o vinho tinto.

Agora a melhor notícia! 250 mg de Vinoxin® contém a mesma quantidade de polifenóis de uma taça de vinho tinto, ótima notícia, podemos continuar a consumir nosso cálice diário sem problemas e com excelentes benefícios.
Vale lembrar também que tudo em excesso pode ser negativo para a nossa saúde, essas substâncias apenas auxiliam no processo, e não substituem a prática de exercícios físicos. Porém, manter um estilo de vida saudável, combinado ao consumo adequado de vinho é a junção perfeita para ter esse efeito antioxidante e até relaxante. Reflitam sobre isso e tenham um excelente treino, santé.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado