Menu
Gastronomia

O lançamento de um sanduíche satânico pelo McDonald’s é falso; a imagem foi gerada por inteligência artificial.

A imagem que circula foi gerada por inteligência artificial e a rede de fast food negou a existência do lanche.

Redação Jornal de Brasília

05/04/2024 9h06

Imagem: Reprodução/Redes sociais Montagem/UOL

O boato que o McDonald’s teria lançado um sanduíche com referência ao demônio e estaria distribuindo um boneco dele para crianças é falso.

O que diz o post
Postagens feitas no TikTok, Facebook e X (antigo Twitter) mostram a embalagem com logotipo do McDonald’s e a palavra Baphomet, figura pagã associada ao satanismo. Ao lado, o brinde do lanche seria um boneco com a cabeça de bode, que seria distribuído para crianças.

A legenda de uma das publicações diz: “NA tendência do mcDonald’s é marca do Belzebu no hambúrguer, vigiai igreja marcar consagrada a satanas do inferno. Mundo jaz do maligno. Diabo nesses últimos dias está sendo adorado por muitos.”

Outras publicações dizem repetidamente, em tom de ironia, seja em português, inglês ou espanhol: “Nova comida do McDonald’s. Seus filhos vão adorar”.

Por que é falso?

A reportagem do UOL buscou em sites e perfis do McDonald’s e não encontrou nada relacionado ao sanduíche, ao boneco ou à promoção.

No Hive AI Detector, o aplicativo indica 100% de chance de a foto ter sido feita através da tecnologia. Já a Hugging Face, outra I.A especializada em detecção, indicou 80% de chances, e a Content at Scale indicou 74%. A reportagem também fez busca reversa da imagem, mas não conseguiu identificar a origem.

O McDonald’s negou prontamente que tenha feito o lançamento do hambúrguer e reforçou que as imagens são falsas.

“A informação/produto não é verdadeira, trata-se de uma fake news.”
McDonald’s, em nota

A falsa imagem também foi desmentida pelo Snopes e pelo Myth Detecto, ferramentas dos Estados Unidos e Geórgia respectivamente. Os dois serviços de checagem fazem parte da Rede Internacional de Checagem de Fatos (IFCN – International Fact-Checking Network).

O que é Bafomé?

Para alguns pesquisadores, esta imagem está associada a deuses pagãos de mitos e lendas celtas, egípcios, indianos e gregos. Outros afirmam que a estátua de Baphomet tem origem no ocultismo francês do século XIX, na obra de Eliphas Levi (1810-1875) “Dogma e ritual de alta Magia”.

Ocultismo é o estudo das coisas que não podem ser explicadas. São fenômenos e aparências que não tem explicação razão ou pela ciência, essa imagem provavelmente chegou ao Brasil na mesma época que se espalhou pelo mundo. Ela também está associada à magia, alquimia, feitiçaria e esoterismo, no Cristianismo, Baphomet é considerado um demônio, uma criatura demoníaca. Isso ocorre porque Baphomet possui chifres, assim como o diabo (Satanás), simbolizando as forças do mal.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado