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Gastronomia

IFB lança segunda edição do Mapa Afetivos do Café

A segunda edição do Mapa Afetivo dos Cafés apresenta 60 cafeterias, torrefadoras e fazendas produtoras para brasilienses

Redação Jornal de Brasília

11/08/2021 15h39

IFB lança segunda edição do Mapa Afetivos do Café

A segunda edição do Mapa Afetivo dos Cafés está sendo lançada hoje, 11 de agosto, apresenta um guia com 60 cafeterias, torrefadoras e fazendas produtoras para brasilienses e turistas recorrerem sempre que quiserem tomar um bom café e até mesmo conhecer fazendas produtoras no Distrito Federal. O mapa dá destaque a extração do café especial orgânico, que vem agregando valor econômico e desenvolvimento regional sustentável. No mapa estão incluídas quatro fazendas produtoras do grão no DF e na Ride, incluindo uma de Cristalina.

A chamada “terceira onda do café” indica um movimento que ganhou corpo nas últimas décadas e, com ele, emerge um novo olhar para a bebida. Em Brasília, esse movimento está cada vez mais dinâmico e, em sintonia com a identidade local. O Mapa de Cafés do IFB se integra à Cidade Criativa do Design, valorizando o desenho do Plano Piloto de Brasília de Lúcio Costa e vai ao encontro de tendências urbanísticas como placemaking para revitalização de espaços públicos e destinos ao redor do mundo.

“A efervescência desse movimento permitiu ocupações em locais esquecidos do Plano Piloto e até mesmo em Regiões Administrativas que antes não entravam no mapa turístico e gastronômico. A nosso ver, a capital brasileira que, desde 2017, integra a seleta rede mundial de cidades criativas da Unesco pode ter na cena dos cafés especiais um eixo estratégico para o desenvolvimento sustentável, turismo e difusão da cultura do DF e RIDE”, explica a professora Ana Paula Caetano Jacques, da área de Gastronomia do IFB e, responsável pelo projeto. Ela ainda acrescenta que as cafeterias tornaram-se espaços educativos e experienciais. ” Nesses locais, os cafés são feitos e até torrados na frente do cliente e os baristas evidenciam o caminho percorrido do grão à xícara”, comenta.

Outro fator é a importância no estímulo a formação profissional e, o desenvolvimento econômico mapeado em diferentes regiões rurais no Distrito Federal. Exemplo disso, é o ex-estudante de Agroecologia do IFB, Mário Cesar Bandeira Serra, é hoje empreendedor e proprietário da “Terra Nativa”, marca que hoje produz e distribui grãos de café na cidade. Como egresso do IFB/Campus Planaltina buscou na sua formação profissional a realização de seu sonho.

O Mapa Afetivo dos Cafés estará disponível em formato impresso e por QR Code e, poderá ser acessado no site do IFB e no site www.comidaprapensar.com.br

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