Guga já enfrentou o rival uma vez. O duelo aconteceu no Torneio de Viña del Mar, em 2004, também em quadras de saibro, e o tricampeão de Roland Garros se saiu melhor em partida de três sets, com parciais de 6/1, 2/6 e 7/6. Volandri, de 25 anos, viveu sua melhor temporada em 2005, quando atingiu o número 28 do ranking.
Ele possui dois títulos de ATP, ambos no saibro (Palermo, em 2004, e St. Polten, em 2006), além de somar outras quatro finais. Neste ano, porém, ainda não venceu partidas, tendo caído na estréia de Doha, Sydney e do Aberto da Austrália, todos torneios em quadras sintéticas.
Guga vive fase de adaptação após passar longo tempo longe das quadras. Ele voltou no final do ano passado aos torneios e, de lá para cá, não conseguiu vitórias nem vencer um set sequer. Ainda assim, chegou sexta-feira à Costa do Sauípe animado e com a meta de dificultar ao máximo as ações para o rival.
Neste sábado, depois de treinar com o técnico Larri Passos, ele bateu bola com o gaúcho Marcos Daniel num horário de muito calor. Sua estréia deve acontecer apenas na terça-feira. Ele também ganhou convite para a chave de duplas, onde atuará ao lado do gaúcho André Ghem, seu carrasco em simples em 2006.
Além de Guga, outros três brasileiros conheceram seus rivais. Thiago Alves foi o que mais deu azar. Além da má fase – também não venceu jogos em 2007 -, ele caiu contra o espanhol Carlos Moyá, campeão de Roland Garros em 1998 e atual 36º do ranking. No ano, o espanhol conseguiu um vice em Sydney e uma semi em Chennai.
Já Saretta, quadrifinalista do Aberto do Brasil em 2001, tem duelo menos complicado contra o italiano Alessio di Mauro, atual 102º do ranking, de quem já ganhou duas vezes em três duelos, o mais recente em 2005. Di Mauro fez campanha ruim no Torneio de Viña del Mar, onde ganhou sete games em duas partidas.
Rogerinho ganha convite – As recentes boas campanhas e a grande ascensão no ranking de 2007 para cá renderam ao paulista Rogério Dutra Silva um convite para integrar a chave principal da competição. Assim, ele disputa seu primeiro ATP da carreira e tem boas chances na estréia, já que encara o francês Nicolas Devilder, 105º do mundo.
Ferrero encara argentino – Principal favorito ao título, o espanhol Juan Carlos Ferrero, campeão do Aberto francês em 2003, pega na primeira rodada o argentino Sergio Roitman. Já o argentino Gastón Gaudio, cabeça cinco e campeão em Paris em 2004 pode ser seu adversário na segunda rodada.
O cabeça dois Agustín Calleri joga contra o espanhol Alberto Montañes, enquanto o terceiro pré-classificado, o espanhol Nicolás Almagro, 31º do mundo, pega o compatriota Fernando Vicente. Outro bom nome, o argentino Juan Ignacio Chela tem como primeiro adversário o espanhol Alberto Martin, duas vezes finalista no Sauípe.
< !-- /hotwords -- >