Depois de muita polêmica, Francisco Costa resolveu adiantar os nomes dos brasileiros que defenderão o Brasil na primeira eliminatória da Copa Davis, entre 6 e 8 de abril, contra o Canadá. O capitão da equipe brasileira enviou nesta segunda-feira os nomes de Flavio Saretta, Gustavo Kuerten, André Sá e Marcos Daniel à Federação Internacional de Tênis para serem os representantes do país na competição.
Na semana passada, Costa havia divulgado uma lista com oito nomes e pretendia apenas definir os contemplados finais após um período de treinamentos. A medida acabou não sendo bem-recebida, inclusive por Guga. O ex-número um afirmou que a disputa interna apenas prejudicaria a relação entre os tenistas.
Chico Costa tinha a intenção de anunciar os escolhidos apenas no próximo dia 5, último dia do prazo estabelecido para a confirmação definitiva dos atletas. No entanto, como o regulamento prevê que os participantes enviem os nomes de seus representantes em um prazo de até dez dias antes do início dos confrontos, Costa teve que retroceder em sua decisão e definir a equipe, sem esperar os treinos, como havia estabelecido há uma semana.
Em relação ao último grupo que jogou pela Copa Davis, a grande surpresa foi a predileção pelo nome de Marcos Daniel em detrimento de Ricardo Mello, embora este último esteja melhor posicionado no ranking de entradas da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). Mello é o 119º colocado, enquanto Daniel é apenas o 159º.
No entanto, a confirmação dos titulares só deverá ser feita mesmo na data limite das inscrições oficiais. Dessa forma, os outros quatro tenistas preteridos ainda podem figurar na lista, uma vez que a Federação Internacional permite a troca de dois nomes. Dessa forma os jogadores que figuram na lista de preteridos neste primeiro momento, que além de Mello também incluem Thiago Alves, André Ghem e Rogério Dutra Silva ainda têm chances de entrar para o time.