Menu
Estilo de Vida

Como reaproveitar materiais escolares antigos?

Limpeza, personalização e criatividade podem ajudar a economizar

Redação Jornal de Brasília

05/01/2023 16h24

material escolar

Foto: Pixabay

Quando termina um ano escolar, é muito comum que a criança não tenha utilizado todos os cadernos, lápis e canetinhas até o final. Nessa hora, surge uma dúvida: o que fazer com esse material? A boa notícia é que existem várias ideias interessantes para reaproveitar os itens e evitar desperdício.

Aprender a reaproveitar também é um aprendizado para praticar um consumo mais equilibrado. Isso começa com pequenos hábitos, como fazer a manutenção do material escolar ao longo do ano para que possa ser reaproveitado depois. Portanto, como ensinar os filhos sobre a importância de cuidar do material?

Os pais podem, por exemplo, conversar sobre o valor investido na compra de materiais. Dessa forma, os filhos irão aprender que reaproveitar ainda contribui na economia da casa. “Você pode dialogar sobre o valor de cada item e estabelecer combinados para que eles mantenham tudo em ordem durante o ano letivo”, aconselha a gerente de relacionamento do Colégio Marista da Asa Sul de Brasília, Fernanda Lages.

Assim, a criança compreende sobre equilíbrio no consumo e que reutilizar ainda contribui com a sustentabilidade. Com isso, ficará mais fácil para ela entender que é necessário comprar somente o que realmente está faltando.

Confira as dicas e saiba como reaproveitar materiais escolares de uma forma simples:

Borracha
Procurando bem, sempre há borrachas usadas perdidas pela casa. Para deixá-las como novas, basta fazer uma limpeza simples com álcool; elas ficarão limpinhas e prontas para serem reutilizadas.

Régua
Com criatividade é possível transformar a régua usada e com marcas de uso em uma novinha. Para isso, basta aplicar alguns
adesivos que a criança goste para que a régua possa ser utilizada por mais um ano.

Estojo
Estojos costumam durar bastante, mas também sujam com facilidade. Para que possam ser reaproveitados, uma boa dica é limpá-los durante o ano. Mas também é possível personalizá-lo, adicionando pequenos pedaços de tecidos, apliques e pinturas.

Mochila
Outros ítens que costumam durar bastante tempo são as mochilas. Mesmo bastante usadas, basta alguma manutenção para deixá-las prontas para uso. Se o zíper estiver ruim, basta levar a uma costureira para trocá-lo. Outra opção é mudar o visual, adicionando patches, tecidos coloridos, contas e bottons.

Cadernos
Talvez um dos itens que mais sobram no final do ano são os cadernos. Se ainda há muitas folhas em branco, a dica é retirar as folhas que foram usadas e guardá-las em uma pasta. Você pode fazer colagens ou mudar o papel contact da capa para dar um novo visual. Mas se a quantidade de folhas limpas é pequena, podem ser retiradas, grampeadas e transformadas em bloquinhos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado