Menu
Estilo de Vida

CFM proíbe prescrição de anabolizantes para fins estéticos, ganho de massa e desempenho esportivo

Além da recomendação, também foram vedadas a realização de cursos, eventos e publicidade que estimulem ou associem a possíveis benefícios

Redação Jornal de Brasília

11/04/2023 7h00

O Conselho Federal de Medicina (CFM) decidiu pela proibição do uso e da prescrição por médicos de esteroides androgênicos e anabolizantes para finalidade estética, de ganho de massa ou para melhoria do desempenho esportivo. Decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 11, e afirma que as terapias hormonais só poderão ser indicadas em casos de deficiências específicas e comprovadas cientificamente.

Além da recomendação, também foram vedadas a realização de cursos, eventos e publicidade que estimulem ou associem possíveis benefícios das terapias androgênicas a essas finalidades.

A resolução é uma resposta a solicitação de seis sociedades brasileiras de medicina que assinaram uma carta aberta em conjunto em março deste ano alertando para o aumento do número de casos de complicações por uso indevido de hormônios e também de publicidade voltada ao tema.

“Essa ação se faz necessária, por atingir não apenas a classe médica, mas por ter caráter pedagógico e de alerta ao público leigo, também amplamente atingido por informações deturpadas e inconsequentes a respeito desse assunto, mas comumente bem elaboradas e atraentes” afirmam na carta.

O documento foi assinado em conjunto pelos presidentes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

As organizações afirmam que existe uma falta de comprovação científica quando a segurança do uso para a saúde humana e os dos seus benefícios. Também reafirmam que alguns profissionais atuam com falta de ética médica a pontuam outras áreas “com denominações que tem muito marketing, ao invés de ciência, além de não reconhecidas por nenhuma entidade médica”.

Dentre as práticas criticadas pelo grupo estão as de antienvelhecimento, medicina integrativa, desempenho e modulação hormonal

Outras elaborações do decreto incluem a prescrição de hormônios divulgados como “bioidênticos”, em formulação “nano” ou nomenclaturas de cunho comercial e sem a devida comprovação científica. Também a prescrição de Moduladores Seletivos do Receptor Androgênico (SARMS), para qualquer indicação, visto que a comercialização, fabricação, distribuição, importação, manipulação e divulgação dos produtos no Brasil está suspensa desde 2021.

Quais os efeitos dos anabolizantes no corpo humano?

Utilizado principalmente para reposição de testosterona, os anabolizantes possuem diversos efeitos adversos de curto e longo prazo que o fazem não ser recomendado em qualquer circunstância. Dentre eles:

  • Tremores;
  • Acne severa;
  • Retenção de líquidos;
  • Dores nas juntas;
  • Aumento da pressão sanguínea;
  • Tumores no fígado e pâncreas;
  • Alterações nos níveis de coagulação sanguínea e de colesterol;
  • Aumento da agressividade.

Além disso, segundo o Ministério da Saúde, o uso indevido pode levar a problemas crônicos como redução do número de espermas, calvície, ginecomastia e impotência sexual, no caso de homens e engrossamento da voz, redução dos seis, aumento dos pelos e rompimento da menstruação para mulheres.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado