Planaltina estreou neste domingo (17) o projeto Rua do Lazer. No lugar de automóveis, parte da Avenida NS1, no trecho entre o restaurante comunitário e o Centro Olímpico, foi ocupada por pessoas que dedicaram o dia a atividades culturais, esportivas e de bem-estar.
Semelhante ao consolidado Eixão do Lazer, no Plano Piloto, e ao que outras regiões administrativas como Cruzeiro, Paranoá e Guará já promoveram, o projeto em Planaltina vai ocupar as ruas da cidade mais antiga do Distrito Federal todos os domingos, das 9h às 17h. A intenção é que os moradores e visitantes da cidade se conectem com ela de uma forma mais intensa e possam aproveitá-la para se divertir.
“A ideia é deixar bem à vontade, para que as pessoas possam brincar, jogar futebol, vôlei e praticar outras atividades”, explicou o administrador de Planaltina, Wesley Fonseca, destacando que o evento será aberto para todos, incluindo comerciantes e ambulantes da região, que poderão vender seus produtos no local. “Temos aqui muitas árvores e sombra, o que torna o espaço ideal para a molecada se divertir e as famílias fazerem piquenique”, acrescentou. Após a estreia neste domingo (17), a administração regional prepara a oficialização do evento, a ser publicado no Diário Oficial (DODF).
Alan Ribeiro, autônomo de 33 anos, passava de bicicleta pela avenida quando viu a estrutura montada. Morador da cidade há seis anos, ele aprovou a proposta. “Acho que vai ser um programa bacana, principalmente para quem fica em casa no final de semana sem ter o que fazer. Vai ser uma boa opção de lazer”, afirmou. “Com certeza, virei de bicicleta todo domingo. Costumo andar de bicicleta aqui aos sábados e domingos e vou vir mais para aproveitar”, concluiu.
A estreia da Rua do Lazer contou com apresentações de artes marciais, ginástica localizada, vôlei, aula de FitDance, brinquedos para as crianças, pintura de rosto e corte de cabelo. Trailers e barracas de alimentação e de venda de produtos também marcaram presença, fortalecendo a convivência da comunidade.
Uma das comerciantes a prestigiar o evento foi a vendedora de laços de cabelo e acessórios Mayara Almeida, 29 anos. Ela espera que seja a primeira de muitas edições e pretende consolidar sua presença no local. “Gostei bastante da ideia e espero que a comunidade de Planaltina abrace esse projeto, venha todo domingo com a família para aproveitar o dia inteiro”, afirmou Mayara. Para ela, a criação de um espaço fechado para os carros e aberto para as pessoas é uma novidade positiva para a cidade. “Faltava algo assim em Planaltina. Vai ser ótimo para quem gosta de atividade física, e também para as crianças e as famílias”, finalizou.
*Com informações da Agência Brasília