Menu
Beleza e Bem Estar

Banheira de imersão ou hidromassagem: diferenças e vantagens

Jornal de Brasília

31/05/2021 16h08

Ao fim de um dia estressante de trabalho, um banho relaxante é o que todos querem. E não existe opção mais agradável do que a banheira. No entanto, você sabia que existem diferentes tipos de banheira para escolher? 

Muitas pessoas sentem dúvida na hora de definir a banheira que vai compor o ambiente da casa, e esse pode ser o quarto, a área de lazer, a sacada e, é claro, o próprio banheiro. 

São inúmeros formatos e tamanhos diferentes, feitos para suprir as necessidades de cada pessoa. Normalmente, as banheiras são divididas em banheiras de hidromassagem e banheiras de imersão. Cada uma conta com suas especificidades e acessórios que vão permitir um banho relaxante e agradável. 

Entenda as principais diferenças entre banheiras, além das vantagens que cada uma oferece. Vamos lá!

Banheira de hidromassagem

A banheira de hidromassagem é o modelo mais procurado do mercado, e seu sucesso é totalmente explicável: sendo ligada ao sistema hidráulico da casa, a banheira possui jatos de água responsáveis por massagear o corpo durante o banho — daí a explicação do termo. 

Ao contrário da banheira de imersão, ela possui um motor que atua no funcionamento dos jatos de água e é fixa no local. É possível encontrar diversos formatos e tamanhos de banheiras, como banheiras de canto, octogonais, circulares etc. 

Principais benefícios da banheira de hidromassagem

O banho em banheiras de hidromassagem pode trazer diversos benefícios para a saúde. Entre eles, o alívio de dores e tensões musculares — devido aos jatos relaxantes. 

Além disso, ela melhora a circulação sanguínea e ajuda na retenção de líquidos, podendo ser usados acessórios e/ou outros equipamentos para potencializar a massagem. 

Para as pessoas que buscam por um relaxamento intenso, ela é amplamente recomendada. 

Banheira de imersão

As banheiras de imersão vem ganhando cada vez mais popularidade no Brasil, em razão do estilo clássico e praticidade de uso. São bastante confundidas com o modelo ofurô e, mesmo sendo semelhantes em alguns aspectos, as banheiras de imersão são bem mais simples. 

No geral, elas não são fixas no chão, além de serem menores que as hidros. Em razão disso, não possuem motor (logo, nenhum jato de água) e são recomendadas para pessoas que buscam banhos relaxantes e calmos. 

Pode não parecer, mas muita gente não gosta de massagem durante o banho. Para esse objetivo, as banheiras de imersão são ótimas escolhas. 

Principais benefícios da banheira de imersão

Como o nome já remete, essas banheiras promovem banhos terapêuticos e relaxantes, de modo que estimulam a circulação sanguínea, doenças articulares e ajudam a remover substâncias tóxicas do corpo. 

Além do mais, as banheiras sem hidro possuem menor custo, se comparadas com as banheiras com hidromassagem. Isso ocorre devido a falta do motor e outros equipamentos que promovem a massagem. 

No entanto, é importante se atentar ao fato que banheiras de imersão não possuem ralos para escoar a água. Desse modo, o banho não é voltado para a higiene, mas para o profundo relaxamento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado