Menu
Teatro e Dança

Sangue no Olho ganha temporada presencial em Brasília

Espetáculo traz adaptação inédita de romance homônimo da escritora chilena Lina Meruane, com direção de Delson Antunes

Redação Jornal de Brasília

24/11/2022 11h20

Foto: Divulgação

Brasília é palco para a montagem Sangue no Olho, que entra em temporada gratuita no Complexo Cultural de Planaltina, de 1º a 11 de dezembro, de quinta a domingo, sempre às 19h.

Com adaptação e direção de Delson Antunes, Sangue no Olho segue a trajetória da personagem Lina, uma escritora chilena radicada em Nova York, que carrega desde jovem uma doença misteriosa em seus olhos. Um dia quando vai a uma festa, uma das suas veias oculares estouram e seu globo ocular se enche de sangue.

Enquanto aguarda as pesquisas que possam desvendar a progressão da doença e as possibilidades de tratamento, a protagonista volta para o Chile e lá tem que se defrontar com seu conturbado relacionamento familiar. Lina enfrenta o destino com muita força e com uma determinação descomunal. Ela precisa aprender a usar os “olhos da mente” e sabe o quão difícil é esse aprendizado. Ela tem ao seu lado seu incansável companheiro Ignácio.

O espetáculo acompanha a luta ávida e sufocante de Lina, contra esse inimigo invisível e implacável: a cegueira. Ao mesmo tempo, a obra investiga as relações humanas, a dependência do outro, as manipulações, e os jogos de poder que sustentam as relações amorosas, profissionais e familiares. Aliando cenas de muita tensão, conflitos e expectativas com outras recheadas de humor e afeto, Sangue no Olho nos apresenta, através de seus personagens, uma conjunção de amores, ódios, temores e esperanças. “É uma inspiração vigorosa para enfrentarmos os tempos sombrios que vivemos”, aponta o diretor Delson Antunes.

Sangue No Olho é um espetáculo inédito, adaptado da obra da autora chilena Lina Meruane, grande expoente da literatura latino-americana, e desenvolvido por artistas em diferentes cidades: Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Évora (Portugal), que se uniram durante a pandemia para criar uma peça teatral online e agora para compor uma versão original da obra para os palcos.

Após a temporada gratuita em Planaltina, o público também pode apreciar a peça nos dias 14 e 15 de dezembro, às 20h, no Teatro Mapati (707 norte), com ingressos a R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada).

Oficina

O público pode participar da oficina gratuita de interpretação para teatro e vídeo com Anna França e Letícia Abadia, de 7 a 10 de dezembro, de 9h às 13h, no Complexo Cultural de Planaltina. A iniciativa tem classificação indicativa de 14 anos. Para participar, basta realizar inscrição pelo link https://forms.gle/rbiHVfHarMqF5Lp47.

O projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).

Ficha Técnica:

Adaptação e direção: Delson Antunes

Elenco: Letícia Abadia, Anna França, Chico Sant´Anna e João Gott

Assistente de Direção: Beatriz Parisi Pinheiro

Coordenação de Produção: Letícia Abadia e Anna França

Produção: Raphael Veiga

Cenário e direção de arte: José Dias

Iluminação: Aurélio de Simoni

Trilha Sonora: Diogo Cerrado

Designer: Karol Kanashiro

Dramaturgia virtual e vídeo mapping: Leonardo Rodrigues

Realização: Mar Entre Elas

Apoio: Grupo Depois das Cinco

SERVIÇO:

Oficina de Interpretação para teatro e vídeo com Anna França e Letícia Abadia

Data: De 7 a 10 de dezembro, de 9h às 13h

Local: Complexo Cultural de Planaltina,

Entrada: Gratuita

Classificação Indicativa: 14 anos
Inscrições: https://forms.gle/rbiHVfHarMqF5Lp47

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado