Menu
Entretenimento

Teatro a céu aberto: Parque da Cidade recebe peça inspirada em Shakespeare

Redação Jornal de Brasília

07/05/2019 13h50

No Distrito Federal rua também é palco e o que não faltam são grupos de teatro que dedicam suas narrativas às apresentações a céu aberto pela cidade. Dentre eles o BR SA Coletivo de Artistas se destaca há dez anos em meio à comunidade cultural candanga. Para celebrar uma década em plena atividade e seis anos da estreia de um dos espetáculos mais bem-sucedidos de seu repertório, o grupo reencena e sai em turnê pelo DF e Goiás com Hipóteses para Shakespeare a céu aberto.

A temporada tem início no próximo final de semana, sábado (11) às 20h e domingo (12) às 19h, no Parque Ana Lídia do Parque da Cidade (ao lado da Administração do Parque). De lá o grupo segue para duas sessões na Chapada dos Veadeiros (GO) e em junho retornam para última apresentação em Taguatinga.

Hipóteses para Shakespeare a céu aberto nasceu do desejo de falar de amor, com processo de pesquisa mergulhado na obra de William Shakespeare. Na peça, dois consagrados textos do autor inglês se misturam: as histórias de Romeu & Julieta, e de Hamlet, cujos personagens vivem a hipótese de um encontro pós-morte em um lugar denominado “Undiscovered Country”. Romeu, Julieta, Hamlet e Ofélia, então, reencenam suas tragédias sob a exigência de traçar um novo destino à história de seus personagens. E se Hamlet conhecesse Julieta, e Ofélia se entregasse para Romeu? Que fim teriam estes clássicos?

Após oito meses de trabalho e pesquisa em improvisação, criação, experimentação de músicas, som e fúria, BR SA Coletivo de Artistas estreou a peça em 2013 e no ano seguinte já chegou aos palcos do Cena Contemporânea, maior festival de teatro do Centro-Oeste. Eis que seis anos depois da estreia, a formação original do espetáculo retoma suas atividades, sob a direção do experiente Denis Camargo e assistência e dramaturgia de Lidiane Araújo, em elenco formado por Ana Vaz, Luciana Matias, Medro Pesquita e Pedro Caroca.

O espetáculo faz referências a outro clássico, Seis personagens em busca de um autor, texto basilar no estudo do teatro, do italiano Luigi Pirandello, e ainda ganha participações do próprio William Shakespeare e de uma de suas personagens mais icônicas: Lady Macbeth. Hipóteses para Shakespeare a céu aberto é ancorado pela trilha sonora autoral de Marco Michelângelo, executada ao vivo por Káshi Mello e Lucas Muniz. O projeto é apresentado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal, com apoio do IESB, da Pizzaria Lua Nova e do Restaurante da Nenzinha, e todas as sessões têm entrada franca, com classificação indicativa livre.

Hipóteses para Shakespeare a céu aberto

Livremente inspirado emHamlet e Romeu & Julieta de William Shakespeare e Seis personagens em busca de um autor de Luigi PirandelloN

Datas: 11 e 12 de maio de 2019 (sábado e domingo)
Horários: Sábado, às 20h. Domingo, às 19h
Local: Parque Ana Lídia do Parque da Cidade (ao lado da Administração do Parque).
Entrada franca. Todas as sessões contam com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Classificação indicativa: Livre

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado