Menu
Entretenimento

Obras de alunos da UnB viram exposição no Espaço Cultural do MPDFT

A exposição reúne desenhos, geometrização, abstração e construção de protótipos provenientes de trabalhos abstratos realizados por estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB

Redação Jornal de Brasília

15/07/2019 15h24

Da Redação
[email protected]

O Espaço Cultural do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promove a exposição Caminhos para a Criatividade – Geometria Construtiva, entre os dias 22 de julho e 28 de agosto, que reúne desenhos, geometrização, abstração e construção de protótipos provenientes de trabalhos abstratos realizados por estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de Brasília (UnB). A mostra é aberta ao público, gratuita, e tem classificação livre. Para marcar a abertura da exposição, no dia 22 de julho, será realizada vernissage.

A experiência da exposição com obras e trabalhos dos alunos da disciplina de Geometria Construtiva da UnB não é recente. Na década de 1960, Athos Bulcão promoveu algo semelhante no Instituto Central de Artes da instituição. O evento se repetiu em 1990 e foi coordenado pelo professor Jayme Golubov.

O conteúdo da mostra é objeto da metodologia didático-pedagógica da UnB. Neste sentido, todas as obras surgiram a partir do processo de aprendizagem. A curadora do Espaço Cultural do MPDFT, Crygina Bandeira, explica que a disciplina Geometria Construtiva possui vasto apelo artístico.

“A arquitetura é um campo multidisciplinar. Tem como base a matemática, a ciência, a tecnologia, a história e as artes. Na mostra, a geometria é tratada como importante exercício para especulação lúdica dos estudantes”, concluiu.

Espaço Cultural do MPDFT

Localizado no térreo da Promotoria de Justiça de Brasília II, o espaço foi inaugurado em novembro de 2018. Desde a abertura, já recebeu cerca de 500 visitantes. A exposição Caminhos para a Criatividade é a terceira a ser exposta, a primeira foi “Pintura Pura”, do artista plástico Luis Costa.

Além de abrigar os eventos culturais do MPDFT, o Espaço Cultural também viabiliza uma série de atividades educacionais e de integração entre o MPDFT e a comunidade.

A estrutura também é cedida para artistas e coletivos realizarem exposições abertas à sociedade. Além disso, foi criado o projeto Proximidades, que realiza exposições nas promotorias de Justiça em outras regiões do DF. O objetivo principal é divulgar os artistas plásticos do DF e levar arte às comunidades.

Serviço

  • Exposição Caminhos para a Criatividade
  • De segunda a sexta-feira das 12h às 19h.
  • De 22 de julho até 28 de agosto.
  • Local: Espaço Cultural do MPDFT – Promotoria de Justiça de Brasília II, localizado no Setor de Múltiplas Atividades Sul (SMAS), Trecho 4, Lotes 6/8, (ao lado do Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes).

Com informações do MPDFT. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado