Menu
Entretenimento

O Japão é aqui

Lindauro Gomes

27/06/2019 21h01

Olavo David Neto
redacao@grupojbr

Começa nesta sexta (27) o oitavo Festival do Japão Brasília, no Pavilhão ExpoBrasília, no Parque da Cidade. O evento, que acontece até domingo, dia 30, celebra e traz a cultura nipônica aos habitantes da capital federal. Realizado da Federação das Associações Nipo-brasileiras do Centro-Oeste, o objetivo é disseminar as milenares tradições japoneses não só entre os nikkeis – descendentes nascidos fora do Japão – mas também para outros povos.

Associada de imediato ao sushi e ao yakissoba, a culinária do país asiático tem muito a oferecer. Disposto a ampliar horizontes, o festival terá 20 barracas dedicadas à cozinha japonesa, que servirão tyampon, oshiruko, kushikatsu e outros pratos tradicionais da Terra do Sol Nascente.

Para Yasumaga-san, coordenador do evento, esse é o desde a concepção, em 2012. “Até os restaurantes japoneses se limitam aos pratos mais famosos, e eu queria que conhecessem outras coisas. “Depois do evento, [outros pratos] têm ganhado boa clientela”, garante.

O festival contará com shows de música japonesa e apresentações culturais típicas da Terra do Sol Nascente. Os artistas convidados são, em grande parte, oriundos de São Paulo – o maior reduto de japoneses no Brasil. No espaço cultural, os tradicionais origamis, os bonsais (miniaturas de árvores) e informações de como estudar no Japão, principalmente aos que se dedicam à área de tecnologia.

Na área de cultura pop, desfiles de cosplay e desenhistas de animes e mangás mostram o talento que elevou o Japão ao patamar de exportador cultural. Outro ponto marcante da cultura japonesa, sobretudo no pós-guerra, a área tecnológica terá equipes de e-sports e consoles de videogames.

Em casa

O Brasil tem a maior colônia japonesa – fora do japão, claro – do mundo. Entre nipônicos e descendentes, são 1,5 milhões de habitantes em terras brasileiras, sendo cerca de 700 mil residentes em São Paulo. E de lá vem a maior parte dos artistas que se apresentarão no Festival do Japão Brasília, que incluem cantos típicos, apresentações de Taiko (tambores), e Awa Odori (a dança de carnaval japonesa).

Marca registrada do país, o caratê estará presente, bem como o ninjutsu – a arte marcial dos ninjas. Flores e produtos hortícolas terão espaço na programação, bem como o artesanato produzido pela colônia japonesa no Distrito Federal.Os ingressos estão disponíveis no portal do evento na internet (fjapao.com.br) e custam R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). Estudantes, crianças e pessoas com deficiência pagam metade do valor, assim como doadores de um quilo de alimento não-perecível.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado