Menu
Literatura

Fanzine sobre história da arte drag no Distrito Federal é lançada nesta quinta (25)

Os exemplares estarão disponíveis para a retirada gratuita na sede do Distrito Drag (SCS) e no Vale Lounge Bar (Guará)

Redação Jornal de Brasília

24/05/2023 16h46

Divulgação

O coletivo Pop Up lanç,a nesta quinta-feira (25), a primeira edição do fanzine DRAGAzine em Brasília (DF). Com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), os exemplares estarão disponíveis para a retirada gratuita na sede do Distrito Drag, localizada no Setor Comercial Sul, e também no Vale Lounge Bar, no Guará II.

O fanzine é uma publicação impressa composta por textos e imagens de um determinado tema em comum. Neste caso, o tema é sobre a arte transformista.

Na primeira edição da DRAGAzine, o leitor terá a oportunidade de conhecer melhor a história da arte transformista no DF. São artigos, ensaios e arquivos fotográficos de artistas drag queens do Distrito Federal, entre elas, Allice Bombom, ícone da arte transformista e cultural da cidade; Linda Brondi, artista de Taguatinga; Ruth Venceremos, escritora e 1ª suplente de deputada federal.

Ainda na publicação, participam de um ensaio fotográfico três artistas de gerações e estilos de drags diferentes: Larissa Hollywood, Paty Peronti e Enoque. A editoria Drag Style apresenta as artistas que hoje estão em atividade na capital federal. Já na coluna diversidade, a escritora Lee Brandão – primeira dragqueen com deficiência do DF -, aborda a temática transformista sob o olhar de uma pessoa com deficiência da periferia e seus devaneios artísticos.

O fanzine também traz um ensaio fotográfico com as três integrantes fundadoras do coletivo Pop Up Drag. As drags Donna Karão (Joheber Duarte), Linda Brondi (André Gagliardo) e Paulete Brasília (Rogério Dornelles), que compõem o coletivo Pop Up Drag.

Segundo o proponente do projeto, André Gagliardo, há uma lacuna na história das transformistas do DF e, por isso, houve a necessidade de contar e registrar a história e também debater o momento da arte drag na atualidade.

“Em nenhum lugar se encontra a história, a trajetória, os nomes daquelas que seriam a cara da noite do DF. O fanzine conta algumas histórias e personagens com quem convivi. É claro que muitos nomes e muitos momentos não estão aqui relacionados, por muitos motivos diferentes. Ainda há muita história para contar e essa edição será só o ponto de partida”, revela Gagliardo, que antecipou que haverá uma segunda edição da DRAGAzine.

Divulgação

Mini doc

Ainda no dia 25 de maio, será lançado um mini documentário com o conteúdo da publicação e recursos de acessibilidade – como a audiodescrição, tradução em libras e legendas em português – estarão disponíveis.

Coletivo Pop Up

Fundado em 2018, o coletivo Pop Up participa do movimento cultural no Distrito Federal, por meio de performances em festas, construção do próprio bloco de carnaval Pop Up Drag e ainda na realização de produções audiovisuais, como a terceira temporada “Pop Up Drag Taguatinga” – uma web série de competição para drag queens. O coletivo já organizou também exposição fotográfica, marcou participações em videoclipes, e acompanha as carreiras das drag queens no DF promovendo a capacitação e inclusão no mercado de trabalho no DF.

Serviço
Lançamento DRAGAzine e mini doc

Quinta-feira, 25 de maio

Onde retirar exemplares:
Distrito Drag – SCS Quadra 2, Bloco C, Edifício Jamel Cecílio, 7º Andar
Vale Lounge Bar – QE 40 Rua 15, Polo de Modas, Guará II, Brasília-DF
Onde assistir ao mini doc: canal do Pop Up Drag no Youtube

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado