Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

Prédio em construção que pegou fogo em Recife não vai colapsar

Tanto o comandante do Corpo de Bombeiros quanto os engenheiros da construtora garantiram a segurança da estrutura do prédio.

Kátia Flávia

29/03/2024 10h30

Tanto o comandante do Corpo de Bombeiros quanto os engenheiros da construtora garantiram a segurança da estrutura do prédio.

Genteeee, eu mal acordei e meu Whatsappp está cheio de mensagens, e a maioria delas é de uma grande amiga minha lá do Recife. E quando abrir as mensagens dela, meu queixo caiu quando vi os vídeos que ela me mandou. Na noite desta quinta-feira (28), aconteceu um incêndio de grandes proporções que atingiu o edifício Botanik Torre Flora, localizado no bairro da Torre, na Zona Norte do Recife, que deixou os moradores da região preocupados com o risco de desabamento da estrutura.

Esse prédio ainda estava em fase de construção, com paredes de tijolos, vigas expostas e materiais inflamáveis espalhados pelo local. E quem viu de perto ou acompanhou as imagens que estão circularam na internet se assustou com a queda de parte das estruturas metálicas da edificação, que caíram em chamas e atingiram o chão com força.

Horas depois do início do fogo, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luciano Fonseca, confirmou que, até o momento, não existe o risco de a estrutura colapsar.

“O engenheiro responsável pela obra fez a avaliação de que não há risco nenhum de ruptura estrutural.Isso nos deixa muito mais tranquilos em trabalhar, inclusive com o meu pessoal que tá lá dentro. Eu tenho gente lá dentro no pilotis trabalhando diretamente no combate”, destacou.

Segundo o coronel, as chamas se agravaram por causa da presença de material de construção que estaria espalhado pelo local e que apresentava potencial inflamável.

“O que existe são depósitos, que são utilizados normalmente nesses edifícios que estão em construção para armazenar madeira, tinta e diversos materiais que são inflamáveis. Então nós estamos com as equipes montadas trabalhando para efetuar o rescaldo”.

Por ser uma estrutura próxima de diversos outros edifícios residenciais foi preciso realizar a evacuação de cerca de seis imóveis vizinhos ao terreno em chamas.

“Foram retirados em torno de uns seis imóveis. Já que é um prédio de esquina, tem prédios atrás e ao lado. Agora, as pessoas estão aguardando a liberação do local, que vai ser feita tão logo o trabalho do Corpo de Bombeiros termine”, explicou.

Depois que os bombeiros finalizaram seu trabalho, os engenheiros da construtora vão fazer uma nova avaliação a respeito da estrutura do edifício. Ainda não foi possível saber qual foi a verdadeira causa do incêndio, que começou entre o penúltimo e último andar da construção.

A teoria mais provável é de que um curto-circuito teria provocado as chamas. Segundo os moradores que circulavam na área, o incêndio poderia ter sido provocado de forma criminosa, por moradores de rua que invadiram a obra. Mas ainda não é possível afirmar se o acontecimento teve de fato uma motivação criminosa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado