Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

“Meu corpo estava gritando”: Mendigata diz que fama no Pânico a deixou com medo de sair de casa

Fernanda Lacerda contou que a exposição repentina trouxe fobia de lugares públicos, pressão nos bastidores e uma crise de psoríase

Kátia Flávia

06/11/2026 16h15

whatsapp image 2026 11 06 at 15.08.17

Fernanda Lacerda ficou conhecida nacionalmente como Mendigata no “Pânico na TV”

Fernanda Lacerda, a Mendigata do antigo “Pânico na TV”, revelou que a fama repentina provocada pelo programa teve um custo alto fora das câmeras. A influenciadora disse que passou a temer aglomerações, enfrentou pressão no trabalho e viveu uma crise de saúde durante o período.

Eu estava ajeitando as flores no vaso da sala quando li esse relato e fiquei quieta. Porque ser conhecida por milhões pode parecer sonho para quem olha de fora, mas não existe glamour em ter medo de circular, entrar num shopping ou simplesmente atravessar uma rua.

“Na primeira semana que eu apareci, passava na rua e a galera já estava buzinando e gritando. Teve uma época que eu não conseguia nem andar no shopping”, contou Fernanda, em entrevista a Lucas Pasin, do Metrópoles.

whatsapp image 2026 11 06 at 15.08.17 (1)
Influenciadora relatou que a fama repentina trouxe medo de lugares públicos

Fernanda afirmou que desenvolveu fobia de lugares públicos depois de se ver cercada por pessoas e disse que as cobranças da produção também afetaram sua saúde. “A direção cobrava bastante a gente. Tinha uma pressão bem forte mesmo”, relatou.

Ela contou que teve psoríase e associou o aparecimento da doença ao estresse e ao desgaste emocional. A psoríase é uma condição inflamatória crônica, e o estresse pode atuar como gatilho ou agravar crises, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Eu cortei mais um talo antes de pôr a flor na água e pensei no peso dessa frase: “Meu corpo estava pedindo socorro”. Não é preciso transformar toda experiência de televisão em tragédia, mas também não dá para fingir que fama acelerada, cobrança extrema e exposição total não deixam marcas.

whatsapp image 2026 11 06 at 15.08.18
Fernanda disse que a pressão profissional afetou sua saúde durante o programa

Apesar de tudo, Fernanda diz não carregar ressentimento da época. A personagem mudou sua vida financeira: ela recebia salário fixo na emissora, fazia presença VIP e publicidade. Em um período de grande exposição, disse ter chegado a ganhar R$ 100 mil por mês com trabalhos fora da TV.

A Mendigata também avaliou que o formato do “Pânico” teria dificuldade para sobreviver na televisão atual. Na visão dela, o humorístico, que já enfrentou processos e polêmicas, esbarraria em debates que hoje têm outro peso público.

Eu terminei de montar o vaso pensando que a Mendigata era uma personagem que fazia o Brasil rir, mas Fernanda Lacerda estava vivendo uma conta muito diferente longe da câmera. Fama pode abrir portas, mudar a vida e encher o bolso. Só não pode cobrar, em troca, a paz de alguém.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado