Ela nunca para de causar! Na noite desta sexta-feira, 13, Madonna decidiu incendiar as redes sociais ao compartilhar montagens feitas por Inteligência Artificial onde aparece em clima de “chamego” com ninguém menos que o Papa Francisco. A legenda das imagens? Provocativa como sempre: “Indo para o final de semana assim” e “É bom ser vista”. As criações são assinadas pelo artista Rick Dick, conhecido por suas ousadas manipulações digitais no Instagram.
Na internet, é claro, as imagens geraram burburinho imediatamente e foram interpretadas como mais um capítulo da eterna provocação de Madonna à Igreja Católica, instituição com a qual ela tem um histórico de confrontos tão intensos quanto icônicos — incluindo três excomunhões .
A primeira excomunhão de Madonna veio em 1989, quando o clipe de Like A Prayer fez o Vaticano tremer! A cantora ficou furiosa ao aparecer beijando uma figura divina negra que representava Jesus. O clero não perdoou a ousadia.
Já em 1990, Madonna voltou a polemizar durante sua turnê Blond Ambition , ao simular masturbação no palco ao som de Like A Virgin . Mais uma vez, a Igreja Católica não deixou barato e se posicionou contra a performance.
O golpe final aconteceu em 2006, durante a turnê Confessions Tour . Madonna performou Live to Tell “pregada” em uma cruz gigante e reluzente, usando uma coroa de espinhos. A cena foi tão forte que o Papa Bento XVI pediu sua terceira excomunhão, acusando-a de blasfêmia e desrespeito.
Mas quem disse que Madonna se abalou? Mesmo expulsando a comunidade católica, ela continua provocando e usando sua arte para desafiar as convenções. Afinal, o que seria do pop sem uma boa dose de polêmica?