Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

Intolerância religiosa perdeu com vitória de Exu na Grande Rio

A escola desfilou trazendo o samba enredo: ‘Fala, Majeté! Sete chaves de Exu’

Kátia Flávia

27/04/2022 16h00

A escola desfilou trazendo o samba enredo: ‘Fala, Majeté! Sete chaves de Exu’

A Grande Rio não só ganhou o Carnaval do Rio de 2022, mas prestou um serviço à sociedade desmistificando Exu de estereótipos que são carregados pela entidade desde muito tempo. Laroyê Exu! Viva a Grande Rio!

A vitória da escola é positiva para o país como um todo, para o Rio que abriga um berço de diversas religiões, principalmente a umbanda e o candomblé, e as religiões de matrizes africanas, que possuem grande participação na cultura brasileira.

O combate ao racismo religioso e aos cultos de matrizes africanas foi uma das vertentes que a escola campeã resolveu trazer para a avenida por meio do orixá da comunicação. Vale lembrar que a figura de Exu é retratada como um ser diabólico para o cristianismo, mas passa muito longe disso.

Gabriel Haddad e Leonardo Bora foram os responsáveis por materializar todo o enredo dentro da avenida. “Exu é a divindade mais brincalhona, assim como o ser humano. Ele traz essa mistura do que é bom e ruim, pecado e santidade, alegria e tristeza, remédio e veneno”, disse Bora em entrevista para o G1.

Muitos se enganam, e para quem crê, Exu é quem abre os caminhos na vida das pessoas, trazendo prosperidade e fartura para a casa das pessoas. Ah, não menos importante, ele também é o guardião dos orixás.

Além disso, a escola trouxe um grande time de musas que mostraram muito samba no pé ao homenagear Exú. No time encontramos: Paolla Oliveira, Pocah e Monique Alfradique.

Para quem quiser se emocionar vendo a escola na avenida mais uma vez terá a chance de admirar o desfile das campeãs. A escola será a última a passar pela avenida no sábado (30), depois da Beija-Flor, que foi vice-campeã.

Laroyê Exu! Viva a Grande Rio! Arrasaram demais e por mim, o orixá está mais que bem desconstruído em relação a ótica do cristianismo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado