Gente, eu tava fazendo uma caminhada aqui na barra com as minhas amigas pra manter o corpo em forma para o verão, quando fiquei sabendo desse babado da baleia e eu fiquei PA-SSA-DA!
Na manhã desta quinta-feira (8), uma triste descoberta abalou os frequentadores da Praia do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro: uma baleia-jubarte jovem foi encontrada sem vida próximo ao Posto 9. Este avistamento não é incomum nesta época do ano, quando esses majestosos mamíferos migram para as águas mornas de Abrolhos, na Bahia, para reprodução, após uma jornada épica de 10 mil quilômetros desde a Antártica.
A Comlurb, responsável pela limpeza urbana da cidade, rapidamente acionou o Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da UERJ (Maqua/Uerj) e o Projeto de Monitoramento de Praias do Governo Federal (PMP) para analisar o animal e coletar dados importantes antes de sua remoção.
“É uma perda significativa para nossa fauna marinha. Estamos investigando as circunstâncias da morte e coletando amostras para análise”, afirmou um representante do Maqua/Uerj durante o processo de preparação para a retirada da baleia.
A operação de remoção envolverá uma equipe de 10 garis e maquinário especializado, incluindo uma pá carregadeira e tratores, para transportar o mamífero, que mede entre 6 e 8 metros, até o Centro de Tratamento de Resíduos em Seropédica, na Baixada Fluminense.