Menu
Entretenimento

Inspire-se: Natureza dentro de casa

Mesmo em pequenos espaços é possível criar um cantinho para um desfrutar de um jardim

Redação Jornal de Brasília

09/04/2020 10h14

Muita gente certamente já pensou em ter um jardim de inverno ou até um jardim vertical (também conhecido como jardim suspenso) em casa, mas por conta da correria do dia a dia, essa vontade vai ficando em segundo plano e nunca sai do papel. Com as atuais medidas de isolamento, adotadas para a segurança de toda a população, as pessoas estão passando muito tempo em casa e quem mora em apartamento, sente falta do contato com a natureza.  

As arquitetas Leny Okada e Priscila Bonifácio, do escritório IEZ Design, explicam que é possível colocar essa ideia em prática. “Implementar um jardim em casa traz conforto e qualidade de vida. E não é só privilégio de quem mora em casas espaçosas. Hoje em dia, com um pouco de criatividade, é possível dar um toque verde em um cantinho especial da casa”, argumenta Leny.

“Além de purificar o ar e criar um microclima agradável, as plantas naturais auxiliam no desempenho acústico, proporcionando conforto ambiental e mais tranquilidade e comodidade aos moradores, principalmente em lugares com excesso de ruídos externos”, orienta Priscila.

Jardim de Inverno

Além de deixar o ambiente mais elegante, o jardim de inverno é mais funcional que se imagina. Com ele é possível dividir ambientes, possibilitar a entrada de luz natural e mais ventilação, deixando o espaço mais fresco, arejado e úmido. “O jardim de inverno pode ter cobertura ou não. Ele fica integrado com o ambiente, não há necessariamente uma separação entre o cômodo e o jardim. Caso o jardim seja coberto, é necessário ter cuidado na escolha das plantas, pois, algumas espécies necessitam de luz solar para sobreviver”, alerta Leny.

Para quem mora em apartamento, é possível simular um jardim de inverno, basta disponibilizar um espaço para isso. É possível criar uma espécie de “estufa” para as plantas, separando um pequeno espaço e fechando-o com vidro. Placas de LED para iluminação, simulam a luz diurna, preferencialmente com uma luz mais neutra.  Plantas como varas de bambu, galhos ou troncos secos de árvores, são ótimas pedidas assim como plantas apropriadas para interior e de sombra-total.

Jardim Vertical

Se você não tem muito espaço disponível para um jardim de inverno, não se preocupe! É possível criar um pequeno ambiente verde vertical. Eles praticamente não ocupam espaço e deixam o ambiente com um toque super especial.

Entre as vantagens oferecidas pelo jardim vertical estão: o isolamento visual entre ambientes internos e externos, a integração do verde em lugares não propícios a um jardim no solo e a alta valorização estética dos ambientes ao complementar um espaço de parede que antes provavelmente ficaria vazio, apenas com pintura ou quadros. “O jardim vertical complementa de forma positiva os ambientes que antes não tinham nenhum elemento natural e auxilia na redução do stress e fadiga mental, ou seja, produz excelentes efeitos psicológicos como satisfação, bem-estar e tranquilidade” conta Priscila.

Para essas duas soluções de jardins, é indicado que se faça uma pesquisa sobre os tipos mais adequados de plantas para cada ambiente onde o jardim será instalado (com luz direta, luz indireta ou ambientes fechados) e vá a uma loja especializada em plantas para uma escolha assertiva.

 
 
 
 
 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado