Menu
Entretenimento

Filme do Quênia selecionado para o Festival de Cannes é censurado em seu próprio país

Arquivo Geral

27/04/2018 17h34

Eric Zambon
[email protected]

O filme ‘Rafiki’, primeira obra do Quênia a ser selecionada para o Festival Internacional de Cinema de Cannes, em maio, não poderá ser exibido no próprio país de origem. Isso porque o governo da nação africana, de maioria cristã protestante, considera a história de amor entre duas lésbicas uma afronta a uma lei antiga que pune a homossexualidade com até 14 anos de prisão.

A conta oficial no Twitter do Comitê de Classificação de Filmes do Quênia (KFCB, na sigla original em inglês) divulgou que “a constituição é suprema e ‘Rafiki’ abertamente a contravém”. “Qualquer um que seja encontrado com sua posse estará violando a lei”, publicou também o órgão (veja o tweet abaixo e o trailer ao fim da matéria).

A diretora do filme, Wanuri Kahiu, repudiou a atitude do Comitê e lembrou que a população do país já tem acesso a conteúdos de temática LGBTTQ por meio de plataformas de streaming como o Netflix. “Então proibir só um filme queniano porque ele lida com algo que já acontece na sociedade parece simplesmente uma contradição”, disse ela à agência de notícias Reuters.

Ainda segundo a agência, até o presidente do Quênia, Ezekiel Mutua, havia reconhecido o bom trabalho do longa-metragem no início de abril. “É uma história sobre as realidades de nosso tempo e os desafios que nossas crianças estão enfrentando, especialmente com sua sexualidade”, teria dito ele à rádio comercial HOT 96 FM.

O prestígio

O Festival de Cannes, realizado anualmente na cidade francesa que dá nome ao evento, acontece desde 1946, quando nasceu como o Festival international du film – apenas em 2002 ganhou o nome atual. É uma das premiações mais prestigiadas do cinema e considerada menos popular (em termos de público-alvo) do que os Academy Awards, o famoso Oscar.

Uma curiosidade é que Rafiki, palavra que dá título ao filme queniano, significa amigo e já faz parte da cultura ocidental. Nos aclamados filmes da franquia ‘Rei Leão’, é o nome do macaco que ergue o protagonista Simba quando ele nasce e é apresentado ao reino.

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado