Menu
Exposições

Exposição de Katia Canton usa o bosque para refletir sobre arte, contos de fadas e psicanálise

Além das exibições de obras, a mostra também apresenta eventos musicais, conversas e mesas-redondas

FolhaPress

07/06/2023 17h46

Foto: Divulgação

São Paulo – SP

Está em cartaz em São Paulo, até o dia 24, a exposição “O Bosque e a Palavra”, da pesquisadora, artista visual e psicanalista Katia Canton. A mostra traz obras que remetem ao bosque, um lugar mágico e misterioso onde personagens de contos de fadas passam por uma jornada de autoconhecimento.

O projeto incentiva o público a refletir sobre questões pessoais e coletivas. São cerca de 50 obras em exibição, sob a curadoria de Regiane Mendes e Bel Kook, que abrangem os mais de 30 anos de pesquisa de Katia, na arte e na cultura contemporânea, por meio de desenhos, pinturas e tapeçarias feitas pela artista.

Os temas abordados envolvem a psicanálise através de narrativas de contos de fadas, como “João e Maria”, por exemplo, ainda presentes nas memórias das pessoas. As obras também refletem as inquietações da artista sobre questões relacionadas ao papel da mulher nessas histórias e ao seu poder curativo quando é associada ao papel de feiticeiras.

Para remeter a esse processo, a artista utiliza tinturas extraídas de medicamentos tradicionais como o iodo, a rifocina e o mercúrio cromo. Essa temática é constante nos trabalhos de Katia, presente na exposição de 2022 em Lisboa “Pequenos Bosques de Cura”, além de sua pesquisa e seu curso, intitulada “A Arte Cura?” (2022), no Museu de Arte Moderna de São Paulo, onde foi vice-diretora.

Além das exibições das obras, a mostra também apresenta eventos musicais, conversas e mesas-redondas. Os convidados, entre eles os psicanalistas Christian Dunker e Cintia Buschinelli, debatem sobre a arte nos processos de transformação e cura. Elas acontecerão aos sábados (17 e 24), das 11h às 13h30.

O BOSQUE E A PALAVRA
Quando Seg. a sex., das 11h às 17h30; sáb., das 11h às 13h. Até 24/6
Onde A Estufa – r. Wisard, 53, Vila Madalena, região oeste
Preço Grátis

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado