Menu
Entretenimento

Ex-Pajé é exibido nesta quinta no Acampamento Terra Livre, em Brasília

Arquivo Geral

26/04/2018 14h17

Divulgação

O filme Ex-Pajé terá exibição especial nesta quinta-feira (26), às 22h, no Acampamento Terra Livre, com a presença do diretor Luiz Bolognesi. O filme recebeu o prêmio da crítica do Festival É Tudo Verdade nesta semana e o prêmio especial do Júri Oficial de Documentários da Mostra Panorama, no Festival de Berlim, em fevereiro deste ano. A produção Buriti Filmes e Gullane, com distribuição da Gullane estreia nesta quinta.

Programação completa ATL

O Acampamento Terra Livre (ATL) é uma mobilização nacional que reúne, há 15 anos, na capital federal, pelo menos mil representantes de povos indígenas de todo o Brasil, com objetivo de disseminar não só a sua diversidade e riqueza sociocultural, mas também como forma de pressionar o Estado pela manutenção e efetivação de seus direitos, em respeito à Constituição nacional e às leis internacionais, como a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

Na première mundial do filme em Berlim, Bolognesi divulgou um Manifesto de Povos e Lideranças Indígenas do Brasil que propunha um país com mais tolerância e respeito, e que criticava o etnocídio. No momento da premiação o júri oficial declarou que “O espírito de uma comunidade emana da natureza onde suas vidas se desenrolam. A história do mundo é a história da destruição dessa verdade. A menção especial do júri do Prêmio Documentário Original vai para um filme delicado que conta sobre um povo que vem sendo atacado há 500 anos, mas cujo presente é tão digno quanto o passado”.

Ex-Pajé mostra o drama contemporâneo dos povos indígenas a partir da história de Perpera, um índio Paiter Suruí que viveu até os 20 anos num grupo isolado na floresta onde se tornou pajé. Após o contato com os brancos, um pastor evangélico afirma que os atos e saberes do pajé são coisas do Diabo e Perpera passa a viver um conflito interno. Apesar de se dizer evangélico e se definir como ex-pajé, continua tendo visões dos espíritos da floresta.

Sinopse do filme:

Até o contato do povo Paiter Suruí com os brancos, em 1969, Perpera era um pajé poderoso. Após chegada dos brancos, um pastor evangélico afirma que pajelança é coisa do diabo e Perpera perde seu papel na tribo, passando a viver com medo dos espíritos da floresta. Mas quando a morte ronda a aldeia, o poder de falar com os espíritos pode novamente ser necessário.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado