Menu
Eventos

Projeto que estimula a educação ambiental está em curso

Alunos entre 9 e 11 anos da 4ª série da Escola Classe Ipê serão os monitores do projeto realizado na chácara da Farmacotécnica, no núcleo rural Vargem Bonita, no Park Way

Redação Jornal de Brasília

12/09/2023 11h11

Foto: Divulgação

A 20ª edição do Projeto Preservar está em curso. A iniciativa, que visa incentivar a educação ambiental por meio do cultivo de ervas medicinais, começou ontem (11) e vai até sexta-feira (15), podendo ser estendida até o dia 20 (sob consulta). Para esta edição, alunos entre 9 e 11 anos da 4ª série da Escola Classe Ipê serão os monitores do projeto realizado na chácara da Farmacotécnica, no núcleo rural Vargem Bonita, no Park Way.

Durante a visitação, que ocorrerá durante os cinco dias e terá duração aproximada de 2h30, os monitores fornecerão aos visitantes todas as informações sobre os processos de manejo, colheita, armazenamento e transformação das plantas em diversos produtos. Será possível ver e manusear as mais de 50 ervas que são cultivadas na chácara, como erva-cidreira, stevia, babosa, alcachofra, capim santo, guaco, carqueja, hortelã e a camomila, que geralmente floresce no fim de agosto e é uma das principais razões para a realização do projeto ser em setembro. Também é possível conhecer o laboratório para entender como é feita a produção de chás, shampoo, como encapsular, entre outras etapas, todas acompanhadas por uma equipe de farmacêuticos da Farmacotécnica.

Os interessados em fazer a visita guiada à chácara da Farmacotécnica, que acontecerá entre os dias 11 e 15 de setembro, podem agendar o dia e horário pelo WhatsApp da empresa no (61) 98277-0676. A ação poderá ainda se estender até o dia 22 de setembro de acordo com a demanda de visitação. Toda a ação é feita de forma 100% gratuita.

A cada ano crianças são treinadas para serem monitores do projeto e contam com aulas teóricas ministradas por uma equipe de profissionais da empresa. Além dos conhecimentos teóricos, os alunos conhecem a chácara de ervas medicinais, os laboratórios onde são feitas demonstrações da produção de extrato de algumas plantas e a parte de processamento e secagem das plantas.

A Farmacotécnica, criadora do projeto, é pioneira no cultivo de ervas medicinais e mantém desde sua criação, na chácara, insumos para a manipulação de medicamentos à base de plantas. Cerca de 50 espécies são cultivadas na unidade e processadas em uma área especialmente projetada para este fim. No local são cultivadas, inclusive, espécies que não são típicas do Cerrado e que foram climatizadas para se adaptar ao clima da região central do País, como a espinheira-santa, que tem eficácia contra úlcera e gastrite e é uma planta nativa da Região Sul, e que, até então, não se adaptava a outros ambientes fora de seu habitat natural.

Serviço:
20ª edição do Projeto Preservar

Quando: 11 a 15 de setembro
Onde: Área Especial n° 5 – Chácara 21 do Núcleo Rural de Vargem Bonita/ Park Way– DF
Visitação nos dias 11, 12, 14 e 15 de setembro
Horários: das 09h às 12h e das 14h às 17h
Agendamentos: (61) 98277-0676
*A visitação poderá ser estendida entre os dias 18 a 22/09 mediante agendamento (sob consulta)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado