Menu
Eventos

Circo Travessia realiza circulação em comunidades rurais do DF

Projeto Parabólica Show na Roça vai contemplar as zonas rurais de Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal. Na programação: espetáculo, prosas, cine e oficinas gratuitas

Redação Jornal de Brasília

30/05/2023 12h45

Foto: Diego Bresani/Divulgação

Durante o mês de junho, o Circo Travessia promove o projeto Parabólica Show na Roça. A iniciativa vai realizar oito apresentações do Parabólica Show, espetáculo solo da artista circense Lelê Marins, passando por assentamentos, acampamentos e escolas rurais de Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal. Cada apresentação será seguida de bate-papo com o público e de atividades livres que incluem exibição de filmes e oficinas abertas para toda a comunidade. Tudo com entrada franca.

Em Parabólica Show, Lelê Marins apresenta um espetáculo solo de rua, palhaçaria, música e interação direta com o público, dando continuidade à sua linha de atuação e pesquisa na comicidade feminina, itinerância e palhaçaria de rua. Originalmente criada em 2019, com o nome de Hiperbólica, a montagem já circulou por vários festivais do DF e de estados das regiões Nordeste e Sudeste. Em 2023, com direção da palhaça argentina Letícia Vetrano, o espetáculo ganha uma nova dramaturgia e estética (figurino e cenário), sendo rebatizado de Parabólica Show.

Após entrar em cena com a Palhaça Superela, protagonista do Parabólica Show, Lelê Marins promoverá rodas de conversa com o público, abrindo espaço para uma interação mais afetiva, especialmente com as crianças. Cada comunidade receberá também uma das seguintes atividades livres, facilitadas por artistas convidados/as: Vivência em Palhaçaria, com Ana Luiza Bellacosta; Oficina de Malabares, com João Gabriel Aguiar; Oficina de Dança Braking, com Julia Maia; e Cinema ao Ar Livre, na Kombi do Circo Travessia.

A realização do Parabólica Show na Roça conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Itinerâncias e descentralização da arte

A macrorregião que engloba Sobradinho, Sobradinho II, Planaltina e Fercal possui uma vasta população que habita em zonas rurais, incluindo comunidades que trabalham com agricultura familiar e escolas rurais. A escolha do projeto por estes territórios vem da busca por descentralizar o acesso às artes circenses e da ativa experiência da artista Lelê Marins em travessear por assentamentos, escolas e locais em situação de vulnerabilidade. Para tanto, toda a itinerância é feita na Kombi do Ciro Travessia, com um estrutura compacta que permite a chegança nos mais variados espaços. Um picadeiro móvel!

Sinopse do espetáculo

Parabólica Show é um programa de TV inusitado, que receberá pela 1ª vez uma convidada que é um fenômeno sobrenatural: Superela! Uma apresentadora estranha e uma convidada super poderosa, duas personalidades chocantes e uma grande confusão em meio a mistérios revelados! Duração: 40 minutos. Classificação: livre.

Sobre a artista

Lelê Marins é palhaça e produtora cultural de Brasília. É fundadora do Circo Travessia, uma cia de uma mulher só! Com seus números e espetáculos autorais, desde 2014 participa dos principais festivais de teatro, circo e palhaçaria do Brasil, tendo circulado por mais de 100 cidades de todas as regiões do país. Como produtora cultural, idealizou e coordenou o Laboratório de Palhaças e Palhaços (Brasília/2018/2023), além de outros festivais e projetos de circulação de espetáculos. Em 2018, foi premiada com o Melhor Espetáculo de Rua no Prêmio Sesc de Teatro Candango, com o “Segura, mamãe!”, da Cia da Sorte.

SERVIÇO
Circulação Parabólica Show na Roça

QUANDO: 08, 11, 17, 21, 24 e 28 de junho
ONDE: assentamentos, acampamentos e escolas rurais de Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal
ENTRADA: franca
CLASSIFICAÇÃO: livre
REDES SOCIAIS: www.instagram.com/circo.travessia

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado