Menu
Eventos

Bazar internacional movimenta o Museu de Arte de Brasília

Sucessor da “Feira das Embaixadas”, o evento é promovido pelo Grupo dos Cônjuges dos Chefes de Missão

Redação Jornal de Brasília

01/06/2023 15h18

Foto: Divulgação

O Bazar de Comida e Cultura Internacional volta a animar os visitantes do Museu de Arte de Brasília (MAB) neste sábado (3/6). Sucessor da “Feira das Embaixadas”, o evento é promovido pelo Grupo dos Cônjuges dos Chefes de Missão (GCCM), e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec).

Atração tradicional na capital, com exposição de artesanato e venda de comidas típicas dos países participantes, a última edição sob o nome “Feira das Embaixadas” ocorreu em 2018 no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Após hiato em razão da pandemia de Covid-19, o Bazar encontrou em 2022 sua nova casa no MAB.

“O Bazar de Comida e Cultura é um presente para o Museu e para os brasilienses, que terão a oportunidade de fazer esse intercâmbio com pessoas e culturas do mundo inteiro. É como dar a volta ao mundo sem sair da nossa cidade”, diz Marcelo Jorge, gerente do MAB. Segundo o gestor, os diplomatas e suas famílias nunca se integraram tanto à vida da cidade como nos últimos anos. “O Museu foi um dos espaços responsáveis por incentivar essa integração”, completa.

Cultura em várias linguagens

O evento do ano passado reuniu quase 4 mil pessoas no pilotis do MAB, durante suas seis horas de duração. Os visitantes puderam conhecer a arte, a comida, o artesanato e a música de 30 representações diplomáticas sediadas em Brasília, e ainda contribuíram com a arrecadação de R$ 76 mil, que foram doados a instituições beneficentes. Este ano, o número de expositores aumentou para cerca de 50.

“O Bazar vai levar o público em uma viagem pelos cinco continentes, através dos sabores e do artesanato das diferentes culturas”, promete a presidente do GCCM em 2023, Gulnaziya Nussupova, embaixatriz do Cazaquistão.

O dinheiro arrecadado este ano com a venda de produtos típicos será doado a quatro instituições de caridade apoiadas pelo GCCM no Distrito Federal: Casa Santo André, Instituto Reciclando Sons, Instituto Trocar e Salve a Si. Com isso, o grupo pretende atingir seu objetivo com o evento: promover a gastronomia e os costumes dos países participantes e, ao mesmo tempo, apoiar entidades beneficentes do DF.

SERVIÇO
BAZAR DE COMIDA E CULTURA INTERNACIONAL
Data: sábado – 3/6/2023
Horário: 10h – 16h
Local: Museu de Arte Brasília (MAB) – SHTN, trecho 01, projeto Orla polo 03, Lote 05
Entrada gratuita
Contato: [email protected]

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado