Menu
Eventos

36ª Feira do Livro de Brasília – FeLib 2022

Um dos maiores eventos literários do país está de volta em novo formato. A apresentação oficial acontece em solenidade dia 21 de março na Câmara Legislativa do DF

Redação Jornal de Brasília

21/03/2022 18h19

Foto/Reprodução

No ano em que se comemora quatro décadas da estreia da Feira do Livro de Brasília (FeLiB), o evento se renova adaptando-se às profundas transformações culturais, econômicas e tecnológicas. A 36ª edição da FeLiB, que tem entre as suas muitas novidades o formato híbrido e a valorização de autores e produções locais, inclusive independentes, será apresentada oficialmente em evento no dia 21 de março (segunda-feira), às 15h, na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

O evento acontece de 27 de maio a 5 de junho em formato presencial e online, em estrutura de 2 mil metros² montada no Complexo Cultural da República, na área central de Brasília. Serão 10 dias de programação gratuita para todos os públicos. De acordo com Ivan Valério da Silva, presidente da Câmara do Livro do DF e um dos organizadores da FeLib ao lado de Luciana Vieira Rodrigues, presidente do Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro (IPCB), são esperadas entre 9 e 10 mil pessoas/dia para esta edição 2022, que tem como missão “promover a leitura com caráter educativo, ampliar as conexões afetivas com o DNA brasiliense e celebrar as expressões artísticas”.

Esta edição também será focada na sustentabilidade (todo o lixo gerado será destinado à reciclagem) e na inclusão social. A FeLib disponibilizará títulos em braile e terá deficientes e idosos como parceiros no atendimento ao público. Outra novidade é que a FeLib estará em diversos pontos do DF, com apresentações itinerantes de escritores e artistas que através de interação com o público farão um chamamento para a feira e para a importância da leitura.

O Quadradinho

O tema deste ano “O Quadradinho, o Quadrinho e a Leitura… Sempre em Frente” propõe um olhar amoroso sobre “o ser brasiliense”, ao mesmo tempo em que desperta o sentimento esperançoso em meio ao enfrentamento da pandemia. As Histórias em Quadrinho terão espaço especial na FeLiB, assim como a expressão artística local.

A feira conta com sete eixos de curadoria que passam pelas diferentes relações com a leitura. Além disso, a 36ª edição prestará homenagem a grandes nomes da literatura brasileira. O autor homenageado é Roger Mello e Antônio Miranda, fundador da Biblioteca Nacional, o patrono.

A 36ª Feira do Livro de Brasília é uma realização da Câmara do Livro do Distrito Federal (CLDF) e do Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro (IPCB), com apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal.

FeLiB

A Feira do Livro de Brasília nasceu em 1982 com o propósito de contribuir para a criação de uma comunidade leitora e apaixonada pela literatura no Distrito Federal. Em 2002 foi incluído no Calendário Oficial de Eventos de Brasília. Nas 35 edições já realizadas, a FeLiB já recebeu renomados escritores, como Jorge Amado, Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Thiago de Mello, Ariano Suassuna e Moacyr Scliar. E 2022 o escritor, diretor de cinema e produtor, Lázaro Ramos, será homenageado com o prêmio Atitude.

SERVIÇO

Lançamento da 36ª Feira do Livro de Brasília
Quando: 21 de março (segunda-feira), às 15h
Onde: Câmara Legislativa do Distrito Federal

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado