Menu
Entretenimento

Eudes Carvalho lança novo álbum no Live Streaming do Sextas Musicais

Guitarrista, violonista e compositor ecoa o talento musical brasiliense no palco do Casa Thomas Jefferson Hall, acompanhado de Oswaldo Amorim e Leander Motta

Redação Jornal de Brasília

17/07/2020 12h18

Os acordes de Eudes Carvalho ressoam no Sextas Musicais para o lançamento de seu novo álbum, Eudes Carvalho Trio. Declaradamente apaixonado por Brasília, o músico e compositor estará em companhia de Oswaldo Amorim, no baixo acústico, e de Leander Motta, na bateria, dois grandes instrumentistas da cena musical da capital. Além de composições autorais presentes na segunda coletânea da carreira de Eudes Carvalho, canções que fazem parte do repertório da MPB e do Jazz serão destaques no concerto. “São músicas de Djavan, César Camargo Mariano e Tom Jobim, ícones muito presentes em minha trajetória musical. Elas entram em meio às novas composições e releituras de standards de jazz e música brasileira”, revela o artista. Eudes Carvalho Trio brilha no palco do CTJ Hall, no dia 17 de julhoa partir das 20h, para a live streaming transmitida pelo canal do YouTube da Casa Thomas Jefferson. A apresentação é um presente da Casa Thomas Jefferson, em parceria com a Embaixada dos EUA, para também homenagear Brasília, no ano em que a capital completa seis décadas.

Aliás, o álbum que Eudes Carvalho estará apresentando em primeira mão, na live, também é uma homenagem à Brasília. “É um trabalho de música instrumental com forte influência do jazz norte-americano. Mas as composições nasceram da minha relação com a nossa capital. Sou fascinado por ela”, confessa Eudes. Ele cita músicas como 408N, referência à quadra onde o guitarrista tocou por muito tempo. “A faixa FM blues nasceu de uma visita à Rádio Nacional. A Av. Sucupira homenageia o Riacho Fundo, cidade onde morei durante a infância e adolescência. Colorado é a canção que fecha o álbum e brinda o Grande Colorado”, detalha.

O brasiliense teve, aos 16 anos, o primeiro contato com a música ouvindo Rock, MPB e POP, mas foi na Escola de Música de Brasília (EMB) que descobriu o Jazz, e dedicou-se ao estilo até a conclusão do curso. Hoje, graduado e mestre em Música pela Universidade de Brasília (UNB), se apresenta regularmente pela cidade com o seu trio ou com o grupo Bejazz. Em 2012, Eudes Carvalho partiu para um intercâmbio e estudou Jazz nos Estados Unidos, berço do estilo, na University of Louisville.

O guitarrista e compositor lembra que o palco do CTJ Hall é especialmente marcante em sua trajetória. “É uma das melhores salas da capital. Foi nela que, em 2011, fiz meu primeiro concerto, convidado pelo pianista Renato Vasconcelos, ao lado de músicos brasileiros e americanos. Em 2016, lancei meu primeiro álbum, Paisagem Sonora, no mesmo palco. Em 2019, participei do lançamento do disco do saxofonista americano Michael Tracy”, enumera. Eudes também destaca a pluralidade e incrível diversidade musical de Brasília. “Aqui, nascem músicos que se destacam em qualquer cenário. Além do Rock, a cena do jazz, do choro e da MPB ampliaram minha relação com a música, com a guitarra e o violão”, acrescenta.

Ao longo da carreira, Eudes apresentou-se em diferentes palcos, como o do Festival de Jazz de Guaramiranga – CEFestival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante – GOCanto da Primavera Pirenópolis – GO, e nas salas da University of Louisville (EUA), e Rudyard Kipling Lousiville (EUA).  O primeiro trabalho, o álbum Paisagem Sonora também foi lançado nos Estados Unidos, no The 404, Spinoza’s e no The Listing Loon.

PROGRAME-SE

Live Streaming SEXTAS MUSICAIS – EUDES CARVALHO TRIO

live streaming poderá ser acessada no YouTube da Casa Thomas Jefferson: https://www.youtube.com/user/ctjonline

Data: Sexta-feira, 17 de julho, 20h

Classificação indicativa: Livre

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado