Menu
Entretenimento

Espaço Renato Russo abre chamamento para espetáculos e residência artística

Arquivo Geral

10/12/2018 9h00

Atualizada 09/12/2018 20h55

Espaço abre as portas para a comunidade artística do Distrito Federal (Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília)

O Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) abre as portas para a comunidade artística do Distrito Federal. Os editais de chamamento público para as ocupações no primeiro semestre de 2019 e a programação de dezembro foram apresentados na última sexta (7). Serão ofertadas vagas para divulgação de espetáculos e para residência artística. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do espaço a partir desta segunda-feira (10).

A curadoria e a coordenação das atividades do Renato Russo serão conduzidas em parceria com a organização da sociedade civil Instituto Bem Cultural, selecionada pela Secretaria de Cultura para gerir o equipamento público.

Para a subsecretária substituta de Desenvolvimento e Promoção Cultural, Daniela Diniz, parcerias com a organização da sociedade civil permitem não só decisões conjuntas como boas possibilidades de realizações. “Vamos ter uma programação muita rica e frutífera, com residências e intercâmbios com toda a cadeia produtiva cultural”, avaliou Daniela.

Presente na cerimônia de sexta-feira, a presidente do instituto, Roseana Braga, destacou a experiência da entidade no setor, com eventos no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e quatro edições do Movimento Internacional de Dança, por exemplo. “Para nós é um desafio enorme, estamos bastante animados para fazer uma excelente gestão nesta casa tão significativa para todo mundo”, declarou.

O vice-presidente, Leonardo Hernandes, acredita que as 12 áreas disponíveis no Renato Russo vão favorecer a produção cultural dentro e fora do espaço. “A perspectiva é a de que a gestão compartilhada vai atender artistas e, principalmente, a população.”

Para executar plano de trabalho adequado ao perfil e às características do espaço cultural, a instituição terá orçamento de R$ 800 mil.

Política de fomento para teatro
Durante a apresentação da gestão compartilhada do Espaço Cultural Renato Russo, foi lançada a Política Setorial do Teatro do Distrito Federal.

A iniciativa estabelece diferentes estratégias coordenadas pelo governo para fortalecer as atividades da cadeia produtiva das artes cênicas.

O objetivo principal é contribuir para posicionar o DF como importante polo de criação, produção, pesquisa, formação e difusão do segmento teatral.

A política lançada hoje integra a Política Distrital das Artes, instituída para garantir que as especificidades de cada setor da cultura sejam atendidas por políticas públicas.

São seis políticas setoriais:

Estímulo e Valorização da Dança
Audiovisual
Leitura, Escrita e Oralidade
Música
Artes Visuais
Teatro
Editais de chamamento público para o Espaço Cultural Renato Russo

Para espetáculos
Ocupações                                    Inscrições
Em fevereiro                 De 10 a 30 de dezembro
De março a junho        De 10 de dezembro a 27 de janeiro
De julho a dezembro   De 13 de maio a 12 de junho

Para residência artística 2019
Período                                                   Inscrições
Primeiro semestre              De 10 de dezembro a 13 de janeiro
Segundo semestre              De 6 de maio a 2 de junho

 

Fonte: Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado