Menu
Entretenimento

Cultura do repente desembarca no Mercado Sul, em Taguatinga, nesta sexta (13) e sábado (14)

Arquivo Geral

10/04/2018 15h41

Repentistas João Santana e Chico de Assis (Crédito: divulgação)

Da Redação

[email protected]

O projeto Verso e Rima – Da Escrita ao Improviso leva a bandeira da poesia nordestina como elemento formador da identidade pluricultural brasiliense. Os repentistas Chico de Assis e João Santana promovem shows, debates sobre a figura do repentista e a poesia nordestina, oficinas de Literatura de Cordel e distribuição de livreto de poesia. Depois de passar por escolas e centros de saúde da Ceilândia, Riacho Fundo, Santa Maria e Paranoá, chegou a vez de Taguatinga Sul receber a programação. E o local escolhido é o efervescente Mercado Sul, nesta sexta (13) e sábado (14).

Serão dois shows-debate com Chico de Assis e João Santana e quatro convidados consagrados do Nordeste: a dupla campeã de festivais Edmilson e Lisboa (13/04) e os veteranos Ismael Pereira e Geraldo Amâncio (14/04). A ideia é promover uma discussão participativa acerca da poesia popular nordestina na atualidade.

Os repentistas convidados para o projeto são ícones consagrados do Repente. Trazê-los ao DF para apresentações-debate gratuitas é uma forma de possibilitar o acesso ao melhor do Repente à população do DF e de fomentar a discussão e a reflexão sobre os caminhos deste gênero artístico em tempos de globalização e avanços tecnológicos.

O repentista João Santana, idealizador da iniciativa, apoia sua experiência de atuação sobre os pilares da democratização do acesso aos bens culturais produzidos no DF. O projeto leva a poesia nordestina e seu potencial artístico comunicador aos mais diferentes públicos: estudantes, pacientes do Centro de Atenção Psicossocial do Paranoá e jovens e adultos.

Chico de Assis e João Santana

Em 16 anos de formação a dupla ganhou prêmio na modalidade “Desafio” do Festival Nacional Voa Viola (2012), representou o Repente brasileiro no 20º Festival de Romerías de Mayo em Holguín, Cuba, (2013), e acumulou diversas vitórias consecutivas em festivais regionais de repentistas.

Os artistas se apresentaram em inúmeros Festivais de Repentistas no Nordeste, São Paulo e Brasília. A dupla tem dois CDs lançados e participação em coletâneas, filmes, programas de TV e peças de teatro.

Atuam como arte-comunicadores e instrutores de oficinas e organizam eventos e projetos culturais de mobilização da categoria dos repentistas e cordelistas brasileiros.

Chico de Assis participou do 1º CD de repentistas gravado fora do Brasil, no projeto Cantoria na França.

Serviço:

Verso e Rima no Mercado Sul:

Quando: Nesta sexta (13) e sábado (14), às 20h

Onde: Espaço Cultural – Mercado Sul, Taguatinga Sul (QSB 12/13 Bloco A)

A entrada é franca

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado