Menu
Entretenimento

Comédia pernambucana “As Rivais” inspira-se em cordel e realismo fantástico

Agência UniCeub

03/05/2019 16h05

Foto: Divulgação

Yasmin Araújo
Jornal de Brasília/Agência UniCeub

Escrita pelo autor pernambucano Cícero Belmar e dirigida pelo conterrâneo Ernandes Silva, o espetáculo de humor As Rivais, que está em cartaz neste final de semana (3 a 5 de maio) no teatro Sesc Silvio Barbato, no Setor Comercial Sul, é baseado no premiado romance Umbilina e Sua Grande Rival, de Belmar. Com os tons do cordel e passado no Nordeste a trama tem como foco a história de Umbilina (Maria Moreira), a mulher que engoliu sapos e travou uma briga com a morte. Nordestina arretada, ela foi abandonada por Manuel da Catingueira e teve que lidar com a perda de nove filhos.

Foto: Divulgação

Para o diretor Ernandes Silva, que é radicado em Brasília, a produção é fidedigna a todos estes elementos e interpretada de forma realista, embora contenha elementos do Realismo Mágico. “Por intermédio de um ex aluno meu de uma companhia antiga que eu tinha em Pernambuco, eu falando pra ele sobre minha ansiedade de montar algum espetáculo com um escritor de Pernambuco e voltar às raízes, foi quando ele me apresentou o Cícero Belmar, foi onde eu conheci a obra que deu o nome do espetáculo”, destaca Ernandes Silva

José Ernandes da Silva iniciou sua carreira em 1989, em Surubim (PE). Por lá, participou de várias montagens e festivais de teatro, recebendo prêmios. Em 1994, mudou-se para Brasília onde se formou em bacharelado em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Conta com habilitação em preparação do ator, com curso de formação em composição de textos para o teatro, interpretação para comédia, além de curso de cenografia.

Alegoria

O espetáculo “As Rivais” é uma alegoria e narra sobre o destino, da força da mulher, solidão e a superproteção da mãe para com os filhos. Isso me fez apaixonar, porque Cícero fala da mulher com todo carinho que ela merece, da sua capacidade de renascer. Além disso você tem uma obra que lida com o Nordeste no sertão de Pernambuco.”

E para realçar ainda mais este sertão, a cenografia assinada também por Ernandes Silva será fidedigna aos elementos presentes no sertão. As xilogravuras de J. Borges farão parte do material de divulgação. O figurino, de Fátima Braga, também exaltaos interiores do Nordeste. “Eu também como diretor tive a sensibilidade de não tentar afastar o Nordeste da globalização e tentar afastar um pouco do Nordeste onde as pessoas não são informadas, apesar de morar no interior elas têm acesso a isso. O nordeste não perde o encanto porque foi globalizado o interior ainda permanece com aquela magia.”

Serviço:

Peça As Rivais

Direção de Ernandes Silva, baseado no livro de Cícero Belmar

O valor do ingresso será vendido por R$10 (meia)

Não recomendado para menores de 14 anos.P

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado