Dando continuidade no nosso especial de Halloween, estas décadas seguintes mostraram uma nova camada de temas para o gênero de terror. Enquanto os anos anteriores apresentavam embasamento em movimentos artísticos, alguns filmes desses instantes mostravam um apelo visual inclinado para o trash. Outros conseguiam brincar com engajamentos políticos, sociais e psicológicos.
O Lobisomem (1941)
Icônico para a galeria de monstros da Universal Studios, O Lobisomem foi um dos terrores responsáveis por popularizar este tipo de personagem dentro da sétima arte. Mesmo após inúmeras refilmagens, nenhuma chegou aos pés desta versão definitiva.
Vampiros de Almas (1956)
Agregar valores sociais e políticos dentro do cinema comercial gerou reações de estranhamento na época do seu lançamento. Mas hoje, Vampiros de Almas é visto como uma excelente alegoria à paranoia da Guerra Fria, que era comum entre os americanos na época deste filme.
Tara Maldita (1956)
O teor psicológico finalmente atingiu o terror. O longa-metragem Tara Maldita não apenas desperta esse viés como também o pioneirismo de filmes sobre crianças malvadas. Se A Profecia, A Órfã, O Anjo Malvado, entre outros existem, é porque Tara Maldita deu a largada neste subgênero.
A Casa dos Maus Espíritos (1959)
Estrelado por um dos atores que mais realizou filmes de terror na história do cinema, Vicente Price é um milionário que organiza uma reunião entre estranhos para conhecer uma mansão supostamente assombrada. Quem conseguir passar uma noite na casa é premiado por dez mil dólares. Mesmo que tenha ganhado um remake mediano em 1999, este filme foi um dos responsáveis pela tendência de casas assombradas.
Por Leonardo Resende