Menu
Cinema

Documentário ‘Damas do Samba’ exalta presença de mulheres no gênero

Em um trecho da produção, Alcione, que completa 50 anos de carreira em 2023, conta o momento da sua chegada no Rio de Janeiro

Redação Jornal de Brasília

31/07/2023 12h09

Foto: Divulgação

O documentário “Damas do Samba”, de Susanna Lira, faz um breve passeio pela história de algumas das mulheres importantes do gênero, como Clara Nunes, Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Beth Carvalho, Clementina de Jesus e Alcione. Entre as figuras icônicas, Tia Ciata, em cuja casa foi composto o clássico “Pelo Telefone”, considerado o primeiro samba gravado no país.

O filme, transmitido na plataforma Curta!, provoca uma reflexão sobre o papel da mulher no samba. Pastoras, compositoras, passistas, musas, tias, intérpretes e muitas outras mulheres fizeram e fazem parte da construção de uma identidade nacional mestiça.

Entre os trechos do documentário, está Dona Ivone Lara com sua interpretação à capela de “Sonho Meu”. Em outro recorte, a maranhense Alcione, que celebra 50 anos de carreira em 2023, detalha o momento em que chegou ao Rio de Janeiro e quando conheceu a Estação Primeira de Mangueira.

“Damas do Samba” vai ao ar às 22h30 de hoje (31), no Curta! É possível assistir na ClaroTV+ e em CurtaOn.com.br

“Damas do Samba” (Documentário)
Transmissão segunda-feira (31), às 22h30, no Curta!
Direção: Susanna Lira
Duração: 75 min
Classificação indicativa: 10 anos
Horários alternativos: 01 de agosto, terça-feira, às 02h30 e às 16h30; 02 de agosto, quarta-feira, às 10h30; 05 de agosto, sábado, às 22h30; 06 de agosto, domingo, às 16h

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado