Menu
Celebridades

Projeto Solidário promove a saúde bucal como forma de prevenção à covid-19

O dentista Gustavo Menegucci fala sobre projeto pioneiro e solidário que desenvolve em Belo Horizonte, capital mineira, que usa a profilaxia e a promoção à saúde bucal como estratégia de prevenção à covid-19

Redação Jornal de Brasília

08/07/2020 13h13

A pandemia da covid-19 tem feito muitas vítimas no Brasil. Com quase 1 milhão e meio de infectados pelo novo coronavírus e mais de 68 mil óbitos, o país vive hoje um dos seus momentos mais difíceis no que tange à emergência sanitária mais severa dos últimos anos que tem levado também outros setores, como a economia e serviços, a amargar seus piores números em décadas, levando milhares de famílias a enfrentarem grandes dificuldades.

Pensando não apenas no âmbito da saúde, mas também na questão social, o dentista Gustavo Menegucci resolveu se engajar em um projeto de cunho solidário em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, usando a profilaxia como forma de promover saúde e combater a covid-19: “tenho feito profilaxia bucal em pacientes, que não são nossos clientes, de forma gratuita. Com o intuito de aumentar a saúde bucal como forma de prevenção a COVID. A imunidade do paciente aumenta quando ele está com uma saúde bucal melhor, podendo ajudar a evitar de algum modo o contágio por coronavírus, com o aumento da imunidade.”

Segundo estudo do Instituto do Coração (InCor), da Universidade de São Paulo (USP), feito em 2019, 45% das doenças cardíacas têm início na cavidade bucal, assim como problemas associados à redução da imunidade natural do organismo. Esse estudo acende mais um alerta em tempos de pandemia, pois, além dos cuidados amplamente divulgados na prevenção da COVID-19, uma boa higienização bucal, consciente e regular, também se apresenta como uma boa estratégia no combate ao coronavírus.

Trabalho solidário

O dentista revela que tem realizado os atendimentos gratuitamente, com o objetivo de contribuir não apenas com a saúde, mas uma ação social para aqueles que mais precisam: “Nossos pacientes indicam familiares e conhecidos que acreditam precisar de ajuda e nós realizamos a limpeza bucal sem custos e sem compromisso com a clínica. Tem sido um sucesso e muito gratificante poder colaborar com as pessoas da minha cidade e ajudar de algum modo a promover saúde.”

Medidas de prevenção

O Dr. Menegucci revela que tem feito estes atendimentos respeitando todas as regras de segurança determinadas pelo Ministério da Saúde e as recomendações da OMS. “Manter a boca e a garganta livres de patógenos infecciosos ao longo do dia e antes de dormir à noite é fundamental agora. Por isso a higiene bucal é tão importante.”

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças têm recomendações para o controle de infecções em consultórios odontológicos: “Por isso, antes de entrar na sala de atendimento, todas as superfícies são  limpas e desinfetadas e os equipamentos substituídos após cada paciente”, finaliza.
 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado