Menu
Celebridades

Laurie Anderson fala com Lou Reed, morto em 2013, usando inteligência artificial

Laurie Anderson, viúva do guitarrista Lou Reed, morto em 2013, se diz viciada em inteligência artificial, que emula a voz e consciência do marido.

Redação Jornal de Brasília

09/04/2024 12h04

Foto: Reprodução

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Anderson revelou seus testes na exposição “I’ll Be Your Mirror”, batizada com o nome de uma canção do The Velvet Underground que ela coescreveu com Reed. Um ponto alto da mostra, que ficou em cartaz na Escócia e agora abrirá na Austrália, foram versões em IA de Reed e da própria Anderson, com as quais o público podia interagir.

As respostas emulavam sua forma de pensar e suas vozes. Mas o método foi usado por Anderson também para compor músicas com a versão de IA de Lou Reed, além de papear com a entidade digital do guitarrista morto.

“Estou completamente e tristemente viciada. Não consigo parar e meus amigos não aguentam mais”, disse Laurie Anderson ao The Guardian. “Não penso que esteja conversando com meu marido morto ou escrevendo músicas com ele, mas é verdade que cada pessoa tem seus registros, e estes podem ser replicados.”

O desabafo da cantora acontece no mesmo momento em que a inteligência artificial causa polêmica na indústria musical. Artistas como Stevie Wonder, Eddie Vedder, Billie Eilish, Robert Smith, Nicki Minaj e os herdeiros de Bob Marley e Frank Sinatra assinaram uma carta aberta pela Artist Rights Alliance nesta segunda-feira, 2, defendendo a regulamentação da inteligência artificial na música para evitar a desvalorização de artistas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado