Menu
Celebridades

Estado de saúde de Vanusa é grave

Embora seja afirmado exaustivamente que a cantora seja vítima do mal de Alzheimer, a verdade é que não existe esse diagnóstico

Redação Jornal de Brasília

23/09/2020 17h23

Internada desde 5 de setembro no Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos, SP, Vanusa se encontra na Unidade de Terapia Intensiva do hospital e seu filho Rafael Vannucci assim comenta:

“Minha mãe está em estado grave por uma série de motivos, inclusive por estar intubada. Também por conta da idade e do histórico de doenças, os médicos me esclareceram que é impossível dizer que o quadro não é grave. Ela apresentou piora que foi determinada com a constatação de água no pulmão. Teve também alteração de pressão e tudo isso fez com que a intubassem para preservar as vias respiratórias. Agora, dependemos de uma reação dela”.

Rafael relembra que a dependência em remédios, a bebida e a depressão causaram todo o transtorno na saúde de Vanusa.

“Há 12 anos ela foi atingida por problemas com remédios, bebidas, depressão e dependência química. Tudo piorou há cerca de 5 anos quando ela foi afetada pela bactéria, a h pylori, contraída ao tomar água. Essa bactéria a fez emagrecer quase 40 quilos e isso agravou seu estado. Ficou muito debilitada e as medicações passaram a não fazer mais efeito “.

Segundo Rafael, em todos esses anos, foram feitas várias tentativas para que Vanusa fosse tratada em casa, antes de optarem pelas internações.

“Cerca de 8 ou 9 enfermeiras passaram por sua casa, mas ela não aceitava. Daí as internações diversas, em clínica de reabilitação, em casa de repouso, casa para idosos. ”

Embora seja afirmado exaustivamente que a cantora seja vítima do mal de Alzheimer, a verdade é que não existe esse diagnóstico. Segundo Rafael os médicos explicaram que ela sofre de uma síndrome demencial e não da temida doença. Entende-se por síndrome demencial a condição adquirida, caracterizada por declínio cognitivo e com comprometimento das funções sociais e funcionais. É um termo geral para várias doenças neurodegenerativas que afetam principalmente pessoas na terceira idade.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado