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Celebridades

Com números expressivos, Casimiro tem estreia marcante em jogos do Brasil

Os números de Casimiro na plataforma só não desbancaram os da final do Campeonato Carioca de 2020 entre Flamengo e Fluminense

FolhaPress

25/11/2022 9h16

Foto: Reprodução

Eduardo Marini
São Paulo – SP

O CazéTV, canal do streamer Casimiro Miguel, 29, atingiu a segunda maior marca de audiência da internet brasileira entre transmissões ao vivo no YouTube, com quase 3,4 milhões de visualizações simultâneas durante a partida entre Brasil e Sérvia, nesta quinta-feira (24). Juntando os picos da plataforma do Google e da transmissão na Twitch, o streamer chegou a cerca de 3,8 milhões de audiência.

Os números de Casimiro na plataforma só não desbancaram os da final do Campeonato Carioca de 2020 entre Flamengo e Fluminense, que alcançou 3,6 milhões de espectadores, segundo o YouTube. Em dez dias, o canal atingiu a marca de 1 milhão de inscritos –nesta quinta (24), passou de 1,9 milhão. No total, as transmissões acumulam 62 milhões de visualizações e 11,7 milhões de usuários únicos.

Cazé transmitiu gratuitamente a estreia da seleção brasileira ao lado de Luis Felipe Freitas, 34, que narrou a partida, e dos comentaristas Júnior Baiano, 52, ex-zagueiro da seleção, e Juninho Pernambucano, 47, ídolo do Vasco, outro ex-seleção. Na reportagem, estavam Isabela Pagliari, 32, ex-TNT Sports, André Hernan, 41, e Alexandre Oliveira, 39, ambos ex-Globo
O formato do CazéTV segue alguns dos padrões de conteúdo televisivo tradicional, mas é menos formal, além de muito bem produzido.

Os comentários são recheados de humor, mas não dispensam profissionalismo: Baiano e Juninho exploram aspectos técnicos de ambas as equipes em níveis parecidos ao que costuma ser visto tanto em canais fechados quanto abertos. Juninho é mais refinado taticamente, enquanto o ex-zagueiro tem mais jogo de cintura para as brincadeiras de Cazé e Luis Felipe; seus perfis acabam se complementando.

O streamer também é um dos comentaristas, mas cumpre um papel diferente do desempenhado pelos boleiros convidados. Casimiro se aproxima da representação do torcedor dentro da transmissão. Ele usa sua desenvoltura para encher a transmissão com brincadeiras e simplicidade –seu trunfo é conversar com o público mais amplo possível na internet brasileira.

Parece ser isso o que ao menos alguns milhões querem -com ressalva para o fato de a audiência das transmissões não representar com exatidão a quantidade de pessoas assistindo. Casimiro é símbolo de transformação midiática e caminha ao lado de colegas que fazem uma transição parecida.

Hernan, Pagliari, Oliveira e Freitas deixaram os veículos onde trabalhavam para seguir carreira em plataformas como a Twitch e o YouTube, além de produzir conteúdo em outras redes, como Instagram e TikTok. Casimiro ainda tem contrato com a TNT Sports, mas seu carro-chefe parece ser a rede que criou com amigos.

Por meio de sua popularidade, o streamer conquistou os direitos de transmitir a Copa, algo inimaginável há pouco tempo.
As fronteiras cruzadas por Casimiro não necessariamente representam uma substituição da mídia tradicional pelas novas formas de conteúdo surgidas no meio digital: os números da TV aberta durante o jogo são retrato disso. Mas é importante ponderar o peso do engajamento que a audiência de influenciadores como Casimiro, com um impacto diferente do observado na televisão tradicional.

O único ponto em que o canal de Casimiro fica inegavelmente para trás é no “delay”, o atraso na transmissão em relação ao sinal captado pelas antenas de TV. Por mais que televisores também tenham algum atraso, a diferença da transmissão pela internet era maior: cerca de 28 segundos, em levantamento da Folha de S.Paulo.

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