Menu
Entretenimento

CAIXA Cultural Brasília apresenta a exposição Pelos Ares: 15.042 km de Brasil

Colaborador JBr

15/02/2017 16h56

Atualizada 24/02/2017 10h13

Foto: Divulgação

Entre 4 de março e 16 de abril, o Átrio dos Vitrais, localizado no edifício matriz da CAIXA, vai abrigar a exposição inédita Pelos Ares: 15.042 km de Brasil. Considerado um dos mais importantes expedicionários de paramotor do mundo, Lu Marini reuniu um excelente material obtido em suas expedições por 22 estados brasileiros durante nove anos. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre.

São fotos, vídeos e objetos, além de um simulador de realidade virtual, em que o visitante chegará mais próximo da sensação de voar. O Paramotor é uma adaptação do parapente com motorização auxiliar e cujo comando se realiza através de controle aerodinâmico.

Com curadoria de Gabriela Alejandra Nebot e realizada pela Fly Comunicação, o visitante poderá conferir seis temas centrais: Atlântico, Pantanal, Transamazônica, Rio Tietê, Rio São Francisco e Rio Doce. O conteúdo retrata o litoral brasileiro de norte a sul, a vida selvagem no Pantanal, a realidade da rodovia mais polêmica do País, o sofrimento de quem vive às margens de um dos rios mais poluídos do mundo, as diferenças de outro rio com seus encantos e, por fim, aquela que é a maior tragédia ambiental da história brasileira. “Foi a minha curiosidade, o amor pela natureza, a sede por descobertas e minha paixão por voar que me levaram a jornadas incríveis e a encontros inesquecíveis”, explica Lu Marini.

Em meio às paisagens vistas de cima, entre o belo e também o devastador, estão as histórias de quem encontra na simplicidade uma forma de viver, gente que muitas vezes é vítima de descasos sociais e ambientais. Este é, de fato, o objetivo maior da exposição: permitir se colocar no lugar do outro enquanto promove a reflexão e alimenta a busca por um mundo melhor, mais justo e humano.

No alto, em seu paramotor, Marini registra a complexa relação entre homem e natureza, seja a de si próprio como mero espectador, seja como o agente que observa e analisa a ocupação humana e suas consequências para o planeta. Em terra firme, surgem outras descobertas, o contato com novas maneiras de enxergar e compreender o cotidiano. Personagens que, imersos em sua própria cultura, ganham voz para um público mais amplo.

Para Lu Marini, o mundo é feito de cores. Sua perspectiva, que já atingiu 5.013 metros de altitude, captou vulcões, rios, florestas, praias, montanhas, caminhos abertos nas entranhas do solo, cidades de aço e concreto, natureza à flor da pele e também descasos e destruição ao meio ambiente.

Junto à emoção e à adrenalina da aventura, a urgência da preservação ambiental é uma constante. Ao mesmo tempo que essa consciência nos deslumbra diante de paisagens intocadas pelo ser humano, também desnuda a tragédia que dilacera e atormenta paraísos a serem perdidos no cotidiano indiferente das civilizações.

Lu Marini

Lu Marini nasceu no dia 8 de outubro em Itu, cidade do interior de São Paulo, Brasil. Administrador de Empresas de formação com MBA em Marketing, consolidou sua carreira profissional nas áreas de Consultoria, Comunicação e Marketing.

Com passagem por grandes corporações, fundou a própria empresa em 1990, direcionando suas atividades para marketing e produções. Hoje, atua como diretor, produtor e protagonista de diversos documentários para a televisão, entre eles a série de expedições Rastreando e Pousos e Decolagens.
No esporte, é piloto instrutor master de paramotor, recordista continental de altitude e único piloto do mundo a sobrevoar um vulcão em atividade (Popocatépetl/México). Já formou mais de 450 pilotos nos últimos anos, além de ser instrutor da tropa de elite da Marinha do Brasil.

Com reconhecimento internacional, Lu Marini ganhou espaço nos grandes veículos de comunicação por suas expedições, entre elas os sobrevoos pela rodovia Transamazônica e pelos rios São Francisco e Doce, transmitidas pelo Fantástico, programa exibido na Rede Globo de Televisão.

SERVIÇO

Data: De 4 de março até 16 de abril
Hora: De terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Local: Caixa Cultural Brasília
Entrada gratuita
Classificação Indicativa livre 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado