Menu
Entretenimento

Múltiplo Ancestral revela Amaro Freitas

Em conversa sonora, talento do jazz contemporâneo aborda ancestralidade, raízes do jazz, cultura nordestina e resgate histórico

Redação Jornal de Brasília

22/07/2021 19h44

Amaro Freitas

Amaro Freitas

Com apenas 27 anos, o pianista e compositor pernambucano Amaro Freitas, uma das principais revelações do jazz brasileiro contemporâneo, protagoniza o MÚLTIPLO ANCESTRAL – BAQUAQUA E SANKOFA, que tem estreia marcada para este sábado 24 dentro do CCBB Educativo-Arte e Educação. O episódio com conteúdo exclusivo para o programa, é uma conversa sonora conduzida pelo artista, abordando suas pesquisas, referências e músicas a partir de sua ancestralidade, da busca espiritual por histórias esquecidas, filosofias antigas e figuras inspiradoras do Brasil negro.

Muito para lá do sempre predominante samba jazz, Amaro Freitas volta-se para a cultura nordestina e traduz o frevo, o baião, o maracatu, a ciranda ou o maxixe para a linguagem do jazz. Baquaqua traz a história raramente contada do africano Mahommah Gardo Baquaqua, que foi trazido para o Brasil como escravo, mas fugiu para Nova York em 1847, onde aprendeu a ler e escrever. Sua autobiografia foi publicada pelo abolicionista americano Samuel Moore e hoje é o único documento conhecido sobre o comércio de escravos escrito por um ex-escravo brasileiro. Sankofa, por sua vez, é um símbolo da Adinkra (conjunto de símbolos ideográficos dos povos acã, da África Ocidental), representado por um pássaro com a cabeça voltada para trás.

Ao se deparar com essa figura em uma feira africana no Harlem (bairro de Nova York que foi palco de grandes pianistas do jazz, como Thelonius Monk e Art Tatum), Amaro compreendeu a importância do significado e fez dele o conceito fundamental para o seu novo álbum: “O símbolo do pássaro místico, que voa de cabeça para trás, nos ensina a possibilidade de voltar às raízes, para realizarmos nosso potencial de avançar”.

Sobre o convidado: Pianista e compositor, Amaro Freitas é influenciado pelo mestre do frevo Capiba, por Moacir Santos, Hermeto e Gismonti, mas também pelas grandes referências do piano jazz como Monk, Jarrett ou Corea. Sangue Negro, seu disco de estreia lançado em 2016, conquistou de imediato a crítica, que nele encontrou uma nova vida ao piano jazz. Contratado pela gravadora londrina Far Out Recordings, o pianista, acompanhado de Jean Elton (Contrabaixo) e Hugo Medeiros (Bateria) já se apresentou em importantes Clubs como: Ronnie Scott’s (Reino Unido), Duc de Lombards (França) e Unterfahrt Jazz Club (Alemanha), a festivais internacionais, dentre eles: Outono em Jazz (Casa Da Música / PT) (Argentina) e Rio das Ostras e MIMO (Brasil).

Sobre o O Múltiplo Ancestral são trocas ligadas a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória e o patrimônio. Alia a tradição oral, o afeto e olhares sobre o patrimônio material e imaterial, fortalecendo a relação do sujeito com a diversidade. Mensalmente, um novo episódio disponível em vídeo sobre saberes ancestrais, contação de histórias, brincadeiras, cantigas e outras manifestações da cultura brasileira.

Sobre o CCBB Educativo

O Programa CCBB Educativo – Arte & Educação desenvolve ações que estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Todo mês oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais. As atividades dialogam com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

ativa: a partir de 3 anos

Capacidade: 24 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.  Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF; o representante poderá estar acompanhado por até cinco (05) pessoas de sua família, com o mesmo ingresso.

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/atividades-infantis

Serviço:
24/07 –MÚLTIPLO ANCESTRAL – BAQUAQUA E SANKOFA, com Amaro Freitas
Serviço:
Sábado, às 10h
Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 6 anos
Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado