Siga o Jornal de Brasília

Economia

Como saber se chegou a hora de vender o meu imóvel?

Publicado

em

Publicidade

Com os indicadores do setor imobiliário em alta, talvez essa seja uma boa hora para liquidar aquele seu apartamento.

 

Vender uma casa ou apartamento é um grande passo independente do motivo. Seja para realocar o valor em outros investimentos, cobrir dívidas ou até mesmo dar entrada em outros imóveis, é importante sempre estar de olho no mercado para aproveitar o melhor momento de liquidá-lo, maximizando o seu lucro. Alguns indicativos de que o momento é propício para esse tipo de transação deixam claro quando é e também quando não é uma boa colocar o seu imóvel à venda.

 

Maior número de vendas do que de lançamentos.

 

Com 30.607 unidades lançadas no país desde o começo de 2019 e 32.813 vendas, 2019 tem sido um cenário positivamente atípico para investidores do setor imobiliário, segundo dados da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção. As pessoas estão comprando apartamentos em um ritmo que supera a quantidade de lançamentos. Os números animadores são puxados principalmente pelas regiões sudeste, onde há uma grande concentração de renda e poder aquisitivo, e pela região centro-oeste, tradicionalmente estável financeiramente devido ao agronegócio. A alta na demanda por imóveis é uma boa notícia para quem busca vender uma casa ou apartamento pois pode reduzir o tempo de espera para fazer negócio já que em momentos menos aquecidos da economia a demora ultrapassa anos.

 

Valorização do metro quadrado e dos imóveis em geral.

 

Desde o início de 2017, o valor dos apartamentos em geral recebeu uma alta real em torno de 8% acima da inflação. O que quer dizer que o seu imóvel, dependendo da localização, pode ter recebido uma boa valorização. Uma boa forma de acompanhar esse número e ter uma base na hora de precificar o seu imóvel é acompanhar a evolução do valor do metro quadrado ao longo dos últimos anos. Uma curva crescente geralmente aponta para alta nos próximos meses, tornando-se esse um momento ideal para a maximização dos lucros no momento da venda. Do contrário, a curva para baixo indica que o momento é de aguardar mais um pouquinho até o reaquecimento do mercado.

 

A realização das transações ficou muito mais fácil.

 

Um dos motivos para a alta na venda de apartamentos é a forma como esse negócio tem sido realizado. Antigamente, a média de cinco anos e as dezenas ou até mesmo centenas de visitas ao imóvel eram desanimadoras para qualquer um que buscava liquidar um imóvel. De lá para cá, o setor de corretagem de imóveis tornou-se mais objetivo e é capaz, por meio da tecnologia, de traçar o perfil ideal de quem busca determinado tipo de imóvel para colocar mais rapidamente ambas as partes em contato, reduzindo muito o tempo de espera para quem compra e também para quem vende. Além disso, os trâmites burocráticos envolvidos nessa modalidade de negócios também tiveram seu tempo de execução reduzido, facilitando para que todo o processo ocorra de forma mais fluida e dinâmica. 

 

Com o mercado aquecido, demandas acima das ofertas, valorização do metro quadrado e muitas facilidades na hora de fechar negócio, 2019 tem sido um ótimo ano para vender o seu apartamento e, ao que tudo indica, 2020 não será muito diferente do que estamos vivendo até aqui. Boa sorte em seus negócios e até a próxima!


Você pode gostar
Publicidade