Menu
Economia

Aniversariantes de outubro recebem o FGTS emergencial nesta terça-feira; confira

Trabalhadores com contas ativas (do emprego atual) ou inativas (de empregos anteriores) no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) têm acesso ao fundo

Redação Jornal de Brasília

08/09/2020 7h31

Aplicativo Caixa Econômica Federal- FGTS.

A partir desta terça-feira (8), os contribuintes nascidos em outubro podem sacar o  FGTS emergencial de até R$ 1.045. Inicialmente, a Caixa realiza o deposito em contas digitais, pelo aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS). Com isso, o valor poderá ser usado para pagar contas, pagar boletos ou fazer compras por cartão virtual. Posteriormente, o banco irá liberar o fundo para o saque.

Os trabalhadores com contas ativas (do emprego atual) ou inativas (de empregos anteriores) no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) têm acesso ao fundo. Os depósitos em poupança digital vão até 21 de setembro, seguindo o mês de nascimento dos trabalhadores. Saques e transferências serão liberados em datas diferentes, até 14 de novembro; confira o calendário abaixo:

Cronograma de saque e depósito do FGTS

Caso o trabalhador possua mais de uma conta, o dinheiro será retirado primeiro das contas relativas a contratos de trabalho antigos, com início por aquelas que tiverem o menor saldo. As contas ativas terão o saldo liberado posteriormente, também seguindo a ordem do menor para o maior saldo. O valor não poderá ser superior a R$ 1.045.
Para consultar o valor ao qual terá direito, o trabalhador pode consultar o site da Caixa, o aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS), o internet banking da Caixa, ligar para o telefone 111, na opção 2.
Os trabalhadores que optarem por não receber o saque emergencial do FGTS deverão realizar o pedido pelo aplicativo do FGTS (Android ou iOS), site da Caixa ou internet banking até dez dias antes da data prevista para o depósito. Já quem recebeu o depósito, poderá pode solicitar que o dinheiro retorne para a conta do FGTS.
O aplicativo da fintechs (empresas de tecnologia financeira) possibilita que o trabalhador tenha acesso ao saque do FGTS emergencial, mesmo antes da liberação da Caixa. Para isso, a pessoa deverá pagar um boleto ou fazer uma compra online que, na prática, transfere o FGTS emergencial a uma conta em nome do próprio beneficiário.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado