Menu
Concursos & Carreiras

Câmara Legislativa aprovou projetos importantes para concursos

Durante esta semana a Câmara Legislativa aprovou quatro matérias envolvendo concursos do Distrito Federal

Redação Jornal de Brasília

06/06/2019 15h33

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília/Cedoc

Da Redação
[email protected]

Durante esta semana, na terça (4) e na quarta (5), a Câmara Legislativa aprovou quatro matérias envolvendo concursos do Distrito Federal. Entre eles estão: cota para negros, testes físicos, nomeações e noção de confiança e comissionados.

Cotas para negros

O projeto de lei nº 267/2019, da deputada Arlete Sampaio (PT), reserva, aos negros e negras, 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos, nos Poderes Executivo e Legislativo.

“Estamos trazendo para o DF os mesmos dispositivos da Lei de Cotas do governo federal”, explica Arlete Sampaio. “Nós temos uma dívida social com a população negra, pois o Brasil escravizou durante séculos essa comunidade. Essa é uma reparação e uma política afirmativa”, argumenta a parlamentar.

Novas Regras:

  • Para haver reserva de vagas o número de oportunidades oferecidas deve ser igual ou superior a três

  • Para concorrer os candidatos deverão se autodeclarar pretos ou pardos já na inscrição

  • Uma comissão avaliará a veracidade da autodeclaração

  • Em caso de declaração falsa, o concorrente pode ser eliminado ou ter a admissão no serviço público anulada

Testes físicos

O projeto de Lei nº 96/2019, do deputado Martins Machado (PRB), que altera a Lei nº 4.949/2012, que estabelece normas gerais para realização de concursos públicos pela administração direta, autárquica e fundacional do DF, também foi aprovado. A modificação determina a gravação de provas físicas, assegurando ao candidato cópia e esclarecimento sobre sua pontuação. O texto recebeu o voto favorável de 15 deputados.

Nomeações

Já o PL nº 65/2019, cujo autor é o deputado Iolando (PSC), inclui, nas normas gerais para realização de concursos públicos, a declaração de desistência da nomeação ou posse, abrindo vaga para o próximo candidato aprovado.

Função de confiança e comissionados

No dia 4 de maio, a CLDF aprovou projeto que proíbe nomeação de quem praticar violência doméstica. Será proibida, desde a data da condenação até oito anos após o cumprimento da pena, a designação para ocupar função de confiança, ou a nomeação para emprego, ou cargo em comissão no serviço público de pessoa que tenha sido condenada pela prática de violência doméstica ou familiar contra a mulher, bem como de crime sexual contra criança e adolescente. A medida consta da proposta de emenda à Lei Orgânica (PELO) nº 6/2019, de autoria do deputado João Cardoso (Avante).

Com informações da CLDF. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado