Menu
Teatro e Dança

Teatro em miniatura encerra sessões em Brasília neste fim de semana

Circulação de espetáculos em miniatura se despede com sessões gratuitas no Parque da Cidade e na praça do Museu da República

Redação Jornal de Brasília

26/08/2019 14h09

Foto: Tatiane Reis

Desde 10 de agosto, o Anima Brasília vem apresentando espetáculos de teatro de formas animadas em 10 pontos turísticos de Brasília. A Torre de TV, a Catedral de Brasília, a Praça dos Três Poderes, a Biblioteca Nacional, o Centro Histórico de Planaltina, o Pontão do Lago Sul, o Planetário e o Parque Olhos d’Água, já foram palcos para 12 sessões de 6 peças. 

Neste fim de semana, dias 31 de agosto e 1º de setembro, o ANIMA Brasília se despede com apresentações do espetáculo Cabeças Vorazes, d’As Caixeiras Cia. de Bonecas. As sessões acontecem no Quiosque do Atleta, no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, no sábado, e na Praça do Museu da República, no domingo, sempre a partir das 16h30.

Cabeças Vorazes é inspirado no mito indígena “A Cabeça Voadora”, comum aos povos da região do Rio Guaporé, na Amazônia Brasileira. O mito possui diversas versões descritas pela antropóloga Betty Mindlin, no livro Moquecas de Maridos. As Caixeiras Cia. de Bonecas escolheram, para a sua encenação, a versão do povo Makurap. A montagem do espetáculo de formas animadas em miniatura conta com direção de Izabela Brochado e as atrizes Amara Hurtado, Jirlene Pascoal e Mariana Baeta manipulam os pequenos bonecos.

O espetáculo, com duração de 15 minutos e apresentado dentro de um iglu inflável para até nove espectadores por vez, conta a história de um homem e de uma mulher que todas as noites dormem abraçados na rede. De madrugada, a cabeça da mulher se desprende de seu corpo e voa para malocas de aldeias distantes à procura de comida. Antes do amanhecer, a cabeça da mulher volta e se cola em seu corpo outra vez. Era assim todas as noites. Mas, numa dessas madrugadas, o inesperado acontece e a partir daí a vida do casal não é mais a mesa.

As sessões do Anima Brasília, apresentadas em espaços públicos, de graça e para todas as idades têm como uma de suas propostas, proporcionar a difusão e o reconhecimento, a um público além do local, das artes cênicas produzidas em Brasília, em especial à do teatro de miniaturas.

Natural de Brasília, o Instituto Arcana (proponente do projeto) atua e se destaca pelas ações sociais que fazem da arte o meio de transformação do pensamento patriarcal que dá margem à desigualdade e à violência, característica que permeou a escolha dos espetáculos a serem apresentados no Anima Brasília. Com projetos integrados de cultura, educação, psicologia e igualdade de gênero, o Instituto trabalha a saúde integral por meio de exercícios de estímulo a criatividade e o conhecimento para vista alcançar cidadania e autonomia do ser humano.

SERVIÇO:

Anima Brasília – Circulação de espetáculos teatrais em miniatura.

Cabeças Vorazes, com as Caixeiras Cia. de Bonecas

31/08, sábado, 16h30, no Quiosque do Atleta do Parque Cidade

1º/09, domingo, 16h30, em frente ao Museu da República

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado