Menu
Teatro e Dança

“BWV 988: trinta possibilidades de transgressão” estreia no Brasil

Nos dias 11, 12 e 13 de outubro, o Teatro Plínio Marcos, na Funarte – Brasília receberá o espetáculo de dança contemporânea

Redação Jornal de Brasília

04/10/2019 15h51

Atualizada 07/10/2019 17h02

Nos dias 11, 12 e 13 de outubro, o Teatro Plínio Marcos, na Funarte – Brasília receberá o espetáculo de dança contemporânea “BWV 988: trinta possibilidades de transgressão”, concebido pelo pianista Gustavo Carvalho (Brasil), pela coreógrafa e bailarina Jacqueline Gimenes (Brasil) e pelo artista visual François Andes (França).

O espetáculo, que teve a sua estreia mundial na Bélgica, durante a Bienal de Mons 2018, realiza a sua estreia no Brasil com o patrocínio do BRB – Banco de Brasília. O principal impulso para a criação do espetáculo foram as Variações Goldberg BWV 988, obra maior do compositor barroco alemão Johann Sebastian Bach. A coreografia será construída respeitando o discurso musical e utilizando no seu desenvolvimento o resultado de todas as pesquisas realizadas em torno da transgressão na sociedade contemporânea.

O cenário e figurino foram elaborados a partir de desenhos realizados por François Andes em diálogo com os outros dois artistas. “Olhar para a noite como uma paisagem virgem, habitada por uma vegetação densa e por uma fauna infinita de seres imaginários. A percepção da insônia como tempo/espaço para penetrar esse universo, assim como uma fronteira entre o real e o imaginário, o visível e o invisível, o consciente e o inconsciente.

Noites brancas, vistas como a possibilidade de encontro com as nossas inquietudes e angústias existenciais, mas também com os nossos fantasmas e pulsões. Este reino das sombras, onde o que mais tememos é estar confrontado com a gente mesmo”, afirma o artista francês.

O processo de trabalho utiliza a transgressão como ponto de abertura e instabilidade, por meio da troca de experiências entre artistas e público ocorridas em residências artísticas durante o processo de pesquisa e criação do espetáculo. Isso também se dá na concepção permeável dos cenários e figurinos em constante mutação durante o espetáculo, assim como nas restrições impostas por objetos utilizados pela bailarina, sempre desafiada a criar novos padrões de movimento numa relação dinâmica com a música e com a própria concepção de coreografia.

A produção do espetáculo foi realizada a partir da troca de experiências e do diálogo entre os artistas sob a forma de micros residências com a participação do público no polo experimental do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea e nos hospitais psiquiátricos da Colônia Juliano Moreira (Rio de Janeiro).

Durante estes períodos, em paralelo a uma imersão no universo musical, visual, cênico e coreográfico da peça, os artistas propuseram um intercâmbio com o público, por meio de performances e workshops. O resultado desta interação foi, em seguida, integrado ao trabalho. Esta permeabilidade da obra é voluntária, incitando a todos a aguçar o olhar e a escuta com relação às normas e às possibilidades de transgressão e proporcionando uma reflexão sobre o transgressor e o transgredido.

 

SERVIÇO:

“BWV 988: Trinta possibilidades de transgressão”
Ideia e concepção: Gustavo Carvalho, Jacqueline Gimenes e François Andes
Datas e horários: 11 e 12 de outubro, às 19h30; 13 de outubro, às 15h e às 18h
Local: Teatro Plínio Marcos – Funarte – Brasília
Endereço: Eixo Monumental – Setor de Divulgação Cultural, Entre a Torre de TV e o Lt2 Clube
do Choro – Plano Piloto, Brasília
Telefone: (61) 2099-3083 | (61) 2099-3080
Classificação: 12 anos
Duração: 70 min
Valor: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Patrocínio: BRB – Banco de Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado