Menu
Entretenimento

Repaginado, Teatro Dulcina reabre as portas para grandes espetáculos

Arquivo Geral

27/11/2018 11h00

Atualizada 26/11/2018 23h30

Teatro passou por reforma (Crédito: Karol Kanashiro/Divulgação)

O Teatro Dulcina passou por reabilitação das poltronas, pintura, limpeza e acessibilidade para Portadores de Necessidades Especiais (PNEs). Agora, os espetáculos podem receber até 410 pessoas – sendo 307 no primeiro piso, com 10 lugares reservados para PNEs, e 93 assentos na parte do balcão superior. Já o palco tem 19 metros de profundidade e 18 metros de altura.

Em 8 de dezembro acontece o primeiro grande espetáculo musical que o Teatro apresenta após a revitalização, o musical do Rio de Janeiro, MPB – A Era dos Festivais, de Edu Krieger.

O Teatro recebe, ainda em novembro, a 28ª Mostra Dulcina e o 1º Festival Dulcina de Moraes, apresentados pela Faculdade Dulcina. Os eventos vão até 13 de dezembro. Serão várias atividades na programação, como apresentações teatrais dirigidas por professores da instituição e outros diretores, oficinas, exibição de vídeos, entre outras ações que ocuparão todo o complexo cultural.

Projeto de Niemeyer

Inaugurado em 21 de abril de 1980, com projeto de Oscar Niemeyer, o Teatro Dulcina é um dos maiores e mais reconhecidos polos de arte e cultura no Distrito Federal. O palco é também uma extensão da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes respeitada por formar artistas cênicos na capital.

A grande atriz Dulcina de Moraes, declarada como a maior atriz de todos os tempos por Fernanda Montenegro, dá o nome ao Teatro e instituiu a Fundação Brasileira de Teatro (FBT). Ela tinha como objetivo desenvolver o teatro brasileiro e unir os atores, além de prepará-los tecnicamente. A criação, em 1972, da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes – seguida pela inauguração do Teatro Dulcina, em 1980 – incrementa a formação de artistas e fomenta a atividade teatral e de artes plásticas na capital federal.

A revitalização do Teatro Dulcina foi possível com a parceria dos produtores locais Raphael Veiga e Gabriela Braga, com a direção do teatro e o empresariado local (RS Turismo, Hotel Mercure, Nova Brasil FM, Made In Brazil, Óticas Diniz, Bilheteria Digital, Gráfica Movimento, Dona Lenha, Bellini, AlugLog, D2 Geradores, Marc System, Karol Kanashiro Make a Good Art, Casa das Fechaduras).

MPB – A Era dos Festivais

Cyntia C Santos/Divulgação

O espetáculo MPB – A Era dos Festivais celebra o repertório de ouro da era dos festivais, que marcou a geração dos anos 1960. Foi quando o País revelou talentos como Elis Regina, Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Edu Lobo e vários outros.

Com direção musical do compositor carioca Edu Krieger, a mostra leva ao palco Nina Wirtti. A apresentação revela a atualidade das canções nascidas há cinco décadas e a importância da preservação desse legado.

No roteiro, sucessos como Arrastão (Edu Lobo e Vinícius de Moraes), A Banda (Chico Buarque), Disparada (Geraldo Vandré e Theo de Barros), Ponteio (EduLobo e Capinam), Alegria, Alegria (Caetano Veloso), Pra Não Dizer que Não Falei de Flores (Geraldo Vandré) e Fio Maravilha (Jorge Ben Jor), entre outros.

Conheça: www.facebook.com/mpberadosfestivais

Ficha Técnica

Edu Krieger – idealização, direção musical, pesquisa, violão e voz

Nina Wirtti – voz

Marcelo Caldi – teclados, acordeom e voz

Percussão – Fabiano Salek

Sopros – PC Castilho

Sonorização – Fernando Capão

Iluminação – Kátia Barreto

Produção – Fernando Gasparini

Produção local: Raphael Veiga (RV Produção Cultural) e Gabriela Braga (Bela Braga Produções)

 

Serviço
MPB A Era dos Festivais – Espetáculo musical
Local: Teatro Dulcina de Moraes
Data: 8 de dezembro de 2018
Horário: primeira sessão às 18h; segunda sessão às 21h
Classificação: 12 anos
Ingressos: Bilheteria Digital e Made In Brazil (Park Shopping loja 132 – telefone 3462-1066)
Valor dos ingressos: 1º Pavimento R$80; Pavimento superior R$60

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado