Menu
Entretenimento

Orquestra de Câmara do Conservatório Central da China se apresenta em Brasília

Redação Jornal de Brasília

16/09/2019 15h50

Para celebrar o Dia Nacional da República Popular da China, comemorado em 01 de outubro, a Orquestra de Câmara do Conservatório Central da China realiza uma importante turnê pelo Brasil em setembro, com apresentações gratuitas. O concerto em Brasília, sob regência da maestrina Chen Bing Francis, acontece na terça-feira, dia 24 de setembro, às 20h, no Teatro Unip. 

O conjunto se apresenta, ainda, no Rio de Janeiro, no dia 26 de setembro, no Teatro Carlos Gomes. A série será aberta na capital paulista, no dia 23 de setembro, no Teatro Sérgio Cardoso.

Vitrine de uma das mais importantes escolas de música do mundo, o Conservatório Central da China é o laboratório para onde são enviados todos os talentos musicais descobertos no país, tanto nas grandes cidades quanto nas menores províncias e povoados. A escola é um retrato da dedicação da China ao cultivo das artes, especialmente da música.

Não por acaso, o país vem revelando, nas últimas décadas, um sem número de solistas do mais alto nível – entre eles, dois grandes astros internacionais do piano: Yuja Wang e Lang Lang.

Além da exibição de seus pupilos, a orquestra tem ainda a responsabilidade de divulgar a herança musical chinesa e seus novos compositores, como neste programa apresentado em sua turnê brasileira.

Os concertos, que antecedem as comemorações do 70º aniversário da fundação da República Popular da China, têm produção da Dell’Arte Soluções Culturais e realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania – Lei de Incentivo à Cultura e Pátria Amada Brasil Governo Federal. O patrocínio é da CPFL Energia e State Grid Brazil Holding.

 

Fundada em junho de 2018, a Orquestra de Câmara do Conservatório Central da China está ligada ao Conservatório Central de Música.

Dependente de recursos das instituições de ensino superior, é composta por um grupo de jovens instrumentistas chineses, vencedores do Prêmio Sino de Ouro Chinês, Prêmio Wenhuan de Academias de Belas Artes, Concurso Nacional de Instrumentos Musicais Chineses CCTV e de outros grandes concursos nacionais de música.

Herdeira da tradição acadêmica e da filosofia científica da escolarização, exploração e inovação, é uma das principais orquestras de câmara do país, com alto padrão e musicalidade.

Enraizada na cultura tradicional da China, a orquestra pretende herdar e levar adiante a música chinesa, além de estimular sua vitalidade, exibindo seus estilos e características a nível internacional.

Com seus apenas seis meses de vida, a orquestra empreendeu várias atividades importantes a nível nacional e internacional, apresentando-se para líderes do Estado no país e no exterior, que não lhe pouparam grandes elogios.

Em setembro de 2018, foi a única orquestra de câmara selecionada para atuar em uma exibição da Excelente Orquestra Nacional da China, organizada pelo Ministério da Cultura e Turismo, e se tornou uma das dez melhores orquestras do país.

 

SERVIÇO:

Data: terça-feira, 24 de setembro

Horário: 20h

Local: Teatro Unip

Endereço: SGAS, Quadra 913, Conjunto B – Asa Sul

Telefone: (61) 2192-7000

Capacidade: 500 lugares

Entrada franca – Os ingressos devem ser retirados no dia do evento, duas horas antes da apresentação. Serão permitidos dois ingressos por pessoa/CPF

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Informações pelo site: https://www.dellarte.com.br/programacao-e-ingressos

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado