Menu
Entretenimento

Festival reúne trios do Brasil na Cervejaria Criolina

Redação Jornal de Brasília

07/05/2019 9h17

Neste fim de semana a Cervejaria Criolina recebe o primeiro festival de trios musicais brasileiros. O One Two Trio traz para a capital entre quinta (9) e sábado (11) Lucas Estrela (PA), Tuyo (PR), Molho Negro (PA) e as brasilienses Muntchako, Ellefante, Passo Largo, Os Gatunos, Protofonia, Alarmes e Nuggetz.

De acordo com a organização, este é o primeiro festival formado apenas por trios. Em cada uma das noites serão três shows com as atrações que vão do rock ao eletrônico, da surf music à guitarrada. Além das bandas locais o evento receberá artistas do Pará e do Paraná, ampliando ainda mais os horizontes musicais.

O trio brasiliense Muntchako se une ao paraense Lucas Estrela na primeira noite

O festival faz alusão às formações antológicas e clássicas dos “power trios” que marcaram a história da música mundial, como Mutantes, The Police, Nirvana, Motorhead, Paralamas, Legião Urbana e Baiana System. O básico popular da guitarra, bateria e baixo abriu espaço para novas e ousadas formações, com teclados, samplers, sopros, percussionistas, Djs e outros instrumentos inusitados.

Na primeira noite as atrações vão da tecno-guitarrada de Lucas Estrela com participação do Muntchako, ao rock virtuose e visceral do Passo Largo, passando pela surf music de boteco dos Gatunos. No segundo dia, as belas canções afro-folk-futuristas das meninas do Tuyo somam com o post-rock-tropical da banda Ellefante e a psicodelia instrumental da banda Protofonia. A banda Molho Negro, fecha o festival depois do dub-ska-jazz dos Nuggetz e da pancada irreverente retro-noventista do Alarmes. Completam as noites os DJs Barata, Pezão e Ops.

CONHEÇA OS TRIOS

Molho Negro (PA)
Formado em 2012, em Belém do Pará, por João Lemos (voz e guitarra), Augusto Oliveira (bateria) e Raony Pinheiro (baixo), o Molho Negro vem construindo uma carreira sólida. A boa receptividade dos álbuns “Normal” (2018), “Não É Nada Disso Que Você Pensou” (2017) e “Lobo” (2014) garantiu a presença da banda em importantes festivais do país, como o Festival Lollapalooza, onde se apresentou esse ano. Com refrãos e melodias que insistem em meio as guitarras combinadas às letras objetivas, críticas e irônicas, a banda de rock paraense ganhou a atenção do público e da crítica. Eles se reinventam com letras mais questionadoras e se recolocam no cenário apostando também na pegada pop. Agora, em 2019, o plano do grupo é circular pelo país apresentando o trabalho do último álbum (Normal).

Tuyo (PR)
Tuyo é um trio paranaense que nasceu em família. Formado por Lay e Lio Soares (irmãs) e Jean Machado (namorado da Lio), a banda é conhecida principalmente pelo seu afrofolk melódico, vocais de qualidade e letras que proporcionam um movimento de emoções. Machado, Lio e Lay começaram a cantar na igreja batista que frequentavam na cidade de Londrina (PR). Hoje, apesar do pouco tempo de atividade, o trio já tem rodado o país, se apresentando – e fazendo sucesso – em várias cidades brasileiras. O EP de estreia, “Pra Doer”, lançado em 2017, apresenta o estilo contemplativo do trio. Em 2018, o álbum “Pra Curar” sedimenta sua identidade, trazendo uma proposta vocal audaciosa, letras sensíveis e beats complexos. Com uma estética que passa pelo folk e vai desde o lo-fi hip hop até o synth pop, a Tuyo cria um som potente, mesclando violão e sintetizadores, capaz de despertar a vulnerabilidade com leveza.

Lucas Estrela (PA)
O compositor e guitarrista Lucas Estrela, que em outubro estará agitando o palco Sunset do Rock In Rio, é de Belém do Pará e faz uma mistura superpoderosa de carimbó com a música digital e tecnoguitarrada. No Festival, ele vai receber no palco o trio brasiliense do Muntchako, que fará uma participação especial no show do paraense. O primeiro álbum de Lucas Estrela “Sal ou Moscou”, foi lançado em 2016 e trouxe a guitarrada e o tecnobrega. Em 2017, Lucas grava seu segundo álbum. Patrocinado pelo Natura Musical, “Farol” traz experimentos do carimbó com a música digital, além da tecnoguitarrada apresentada em seu álbum de estreia. Nesse seu segundo trabalho, o ritmo é mais pop e aponta em direção à consolidação de uma releitura da guitarrada paraense.

DE BRASÍLIA...

Ellefante

Alarmes

Festival One Two Trio
Data: Dias 9, 10 e 11/5 – quinta, sexta e sábado
Horário: A casa abre às 20h – Shows a partir das 21h30
Local: Cervejaria Criolina – SOF Sul, Quadra 1
Ingressos: R$ 30/dia ou R$ 60 pelo passaporte de 3 dias*
*Passaportes limitados
Classificação indicativa: 18 anos

Line up:
09/05
Lucas Estrela (PA) feat. Muntchako
Passo Largo (PA)
Os Gatunos
10/05
Tuyo (PR)
Ellefante
Protofonia
11/05
Alarmes
Nuggetz
Molho Negro (PA)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado